Relacionamento Interpessoal no Trabalho
Quais características são essencial para garantir um bom relacionamento no mercado de trabalho?
O relacionamento interpessoal é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. Tem muito a ver com a maneira que tratamos e nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações. Dentro das organizações, o relacionamento interpessoal é extremamente importante, pois contribui para um bom ambiente dentro da empresa, e está relacionado diretamente com aumento da produtividade.
A convivência no trabalho muitas vezes é difícil devido às muitas diferenças entre as pessoas. Mas se basearmos nossos relacionamentos interpessoais em cinco pilares, se torna totalmente possível.
AUTOCONHECIMENTO - O Autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos outros nos incomodam. É extremamente necessário dentro da empresa, pois o profissional transita todos os dias por situações inusitadas que lhe requer equilíbrio e clareza de si mesmo para responder adequadamente, além do domínio e experiência no seu campo de atuação.
EMPATIA – É basicamente se colocar no lugar do outro, considerar suas opiniões, sentimentos e motivações. Empatia também nos torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber ouvir. Quando tomamos essa atitude, reconhecemos no próximo valores que podem fazer bem a nós mesmos.
ASSERTIVIDADE - Para ter relacionamentos saudáveis, não basta só ouvir: é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa. Para que um fluxo de informações não seja prejudicado, é necessária uma assertividade nas relações interpessoais, pois esse comportamento colabora para processos mais esclarecidos que refletem diretamente nos resultados da empresa.
CORDIALIDADE - Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito, simpático, demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Pode ser com o “bom dia”, com o ato de segurar a porta do elevador para alguém, dizer “obrigado”, se oferecer para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor. Ser cordial demostra consideração pelo próximo, pela sua equipe, por todos com quem você se relaciona. Além de melhorar o clima no ambiente, a gentileza se reflete no desempenho das equipes.
ÉTICA - A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos, assertivos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.
Além dessas características, outras coisas importam para um bom relacionamento interpessoal, mas é sempre importante lembrar que: Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim, com seres emocionais. Vale a pena investir nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
Por: Pamela Emerich - Sócia Fundadora da Digiween Serviços Digitais
Professor na Universidade de São Paulo
1 aEXCELENTE
Profissional de Administração de serviços
1 amuito gostei parabens