Relatos de uma Nômade Digital há um ano e meio
Percebi que estou me aproximando de estar há 18 meses remoto pelo Brasil.
Bahia (onde tudo começou), Santa Catarina (idas e vindas a minha terrinha), Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Sobre parecer difícil, mas possível. Gosto muito de falar sobre isso e desmistificar o assunto. A verdade é:
essa é uma experiência para quem quer sair da sua zona de desconforto e se desafiar, não apenas sobre fotos em vários lugares bonitos e diferentes.
Então pra começar vou contar mais sobre o lado bom e o nem tão bom assim, olhando para a experiência que eu tenho vivido.
1. Desapegar das suas coisas:
Não tem possibilidade de você carregar tudo que tem na sua casa e sair andando por aí. Ou seja, você vai precisar levar apenas o essencial. Confesso que, em partes, isso foi muito bom pra mim, mas sei que é difícil e faz falta ter as nossas coisas por perto.
Algo que eu costumo fazer é ter algumas coisas que me dão maior sensação de casa e conforto. Por exemplo, eu carrego sempre comigo meus temperos de cozinha. Gosto de fazer a minha comida e em certos momentos isso salva meu dia.
2. Ficar em lugares que você não gosta:
Nem sempre acertamos na hospedagem. E na maioria das vezes, é melhor definir o lugar depois de estar na cidade. É muito difícil encontrar um lugar que tenha tudo que você quer (nem mesmo a nossa casa às vezes tem, não é?), sem contar a região e localização. Com o tempo você entende o que é prioridade e o que consegue abrir mão, e pode acontecer de se decepcionar na chegada de alguma moradia.
Uma dica é listar o que você gostaria que tivesse no local, casa ou apartamento, e checar antes de fechar algum aluguel. Por exemplo: máquina de lavar e cafeteira, ou até mesmo se o local é arejado e entra sol (algo que pra mim, é muito importante).
3. Criar novas rotinas:
A cada nova cidade, um novo começo. É o mercado do bairro que você precisa aprender o caminho, o transporte local, onde fica a padaria mais próxima e qual vai ser a sua preferida. Se vai iniciar algum exercício físico, um esporte ou apenas fazer caminhadas ou correr.
Como vai gerenciar as suas entregas do trabalho com aquele lugar que você também quer conhecer? Gosto sempre de dar algumas caminhadas pra conhecer o bairro que estou e pedir indicação de moradores locais.
Recomendados pelo LinkedIn
1. Ter a possibilidade de viver algo diferente todos os dias:
Os estímulos que você tem quando está em um novo lugar são incontáveis, poder conhecer uma praia, um café, um lugar para almoçar diferente é muito gostoso. Além de realmente viver a vida - culturalmente - falando daquela localidade.
Eu escolhi passar grande parte das viagens em vilas menores, com aspecto de interior, mas que fossem no litoral. Isso me trouxe novas perspectivas de formas de viver. Quando morei na Bahia, conheci comidas que ainda não tinha provado, palavras que não tinha ouvido, isso estando no mesmo País.
2. Conhecer pessoas incríveis:
As amizades que encontramos pelos caminhos são de longe uma das melhores coisas desse estilo de vida, pessoas que você nem conhecia e em pouco tempo troca sobre seu dia, te ajudam no trabalho, e planejam próximas viagens juntos.
Muitas dessas pessoas permanecem, viram seu ciclo de amizade e há grandes chances dos reencontros acontecerem.
3. Ganhar confiança e segurança em você mesmo:
Você passa a entender que tudo é possível e que consegue resolver qualquer coisa. A sensação de chegar em um novo lugar e pensar: caraca, já to aqui, tá acontecendo... é muito boa!
Sem contar os imprevistos que surgem e as formas que você descobre de lidar com aquilo. Não tem tempo ruim, tudo que aparecer será resolvido. E assim você aprende a confiar em você.
No geral...
Viajar é se deparar com novidades e, no estilo de vida de Nômades Digitais, isso é o dia a dia. É incrível como essas situações nos colocam em provações para nós mesmos, e como somos sempre capazes de fazer do limão uma limonada e essas circunstâncias também se refletem na vida profissional.
Acredito que seja importante ter uma motivação pessoal para fazer isso e entender se dentro do seu contexto é algo que você quer, se fizer sentido eu recomendo muito dar um primeiro passo (dá uma ativada no seu site preferido de passagem pra receber notificação de desconto)!
Na minha última moradia no Nordeste, Pipa, RN.
Viajar é uma grande forma de aprendizado. Viver em lugares diferentes nos desestabiliza - e nem sempre isso é ruim - . Nosso olhar de mundo expande!
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
Albert Einstein
Voltando para minha experiência, o projeto Nordeste foi concluído, conhecer essa região do Brasil me tornou outra pessoa, uma brasileira mais experiente e madura. Nesse momento estou retornando para o lugar eu gosto de chamar de "base". Onde morei a maior parte da minha vida e que eu sempre sinto vontade de voltar. Com algumas ideias de próximos lugares, mas para agora, bastante feliz em estar novamente em um lugar conhecido e que me faz tão bem para recarregar as energias e absorver tudo que vivi nessa última temporada.
Líder de Negócios de Aceleração | Impacto Sociambiental | Multiplicador B | ESG | Sustentabilidade | Educação | Inovação
2 aO lado bom, é ótimo e até o "nem tão pode", pode surpreender! Sensacional!
Design de Serviço | UX Research | Experiência do cliente
2 aMuito verdadeiro esse texto! Obrigada por me incentivar a entrar nessa vida 🤍
Minha maior estimuladora da vida nômade! 😍
Business Application Analyst
2 aQue experiência incrível, Amanda!! Deve ser demais!