RENEGOCIAÇÕES COM BANCOS - GRANDES GRUPOS
Quem atua em negociações / renegociações com bancos, como nós atuamos, sabe das dificuldades que são enfrentadas. Pressão e ameaças aos clientes são frequentes. Ameaças de que o banco vai acabar com o patrimônio do cliente e que o cliente "nunca" mais terá crédito são as mais comuns. Para acalmar os negociadores / procuradores dos bancos costumo dizer que as ameaças não resolvem e não assustam e vamos ao que interessa, ou seja, vamos aos números e as propostas para negociações. Hoje li a noticia que o conselho de administração de um grande grupo economico, um dos grupos que balança Brasilia e a politica no Brasil. autorizou acordo para estabilização e renegociação de dívidas do grupo com os bancos credores.
O acordo de "estabilização" da dívida foi aprovado para ser realizado com os principais bancos no Brasil, com destaque para os bancos oficiais. Também fazem parte bancos chineses e um banco alemão.
Esse acordo prevê "a substituição das operações de dívida celebradas com os bancos ou prorrogação das parcelas de principal", o que nada mais é do que a realização de operações de crédito conhecidas como mata-mata e/ou renegociações/prorrogações de operações bancárias.
Os números/valores são desconhecidos mas o resultado é previsivel. Os credores aceitam ou aceitam a proposta do grupo. A decisão é unilateral mas contra os bancos credores, o que não acontece com frequência. Manda quem pode e obedece quem não quer perder tudo. Estou aprendendo e me fortalecendo como negociador.