REPENSANDO O SCRUM
O Framework Scrum faz parte do meu dia a dia desde 2012. Desde então, participei de inúmeros projetos em que ele estava presente. Tive a oportunidade de atuar como DEV e posteriormente, a partir de 2015 como Scrum Master. Ao longo desse tempo todo, venho sempre me questionando se podemos melhorar o Scrum. Mais que simplesmente rodar o Scrum do Jeito Certo, vale a pena a reflexão de que o Framework pode ser repensado. Quando digo "repensado" não quero dizer reinventado, mas melhorado em alguns aspectos.
O Scrum é um Framework Ágil, muito difundido, não exclusivamente para Gestão de Projetos de Software. Contudo, mesmo sendo uma estrutura abrangentemente adotada, existem algumas maneiras pelas quais podemos repensar e melhorar a aplicação deste Framework tão popular. Algumas dessas factíveis propostas são elencadas a seguir:
✅ Um Scrum sob medida: Cada time possui suas próprias características Cada time tem sua própria identidade, necessidades a serem supridas e desafios que precisam ser enfrentados e superados. Uma das formas de repensar o Scrum seria personalizar a estrutura para atender às necessidades de cada time. Isso pode incluir a adaptação e flexibilização das cerimônias, papéis ou artefatos do Scrum, para atender às necessidades específicas de cada time.
✅ Comunicação aperfeiçoada: Transparência e abertura é um par de princípios fundamentais do Framework Scrum e jamais podem ser negligenciados. No entanto, muitas equipes possuem dificuldade em manter a comunicação efetiva. É importante repensar como a comunicação pode ser melhorada, talvez incluindo ferramentas de comunicação e colaboração que facilitem a comunicação entre os membros da equipe.
✅ Aperfeiçoamento e flexibilização da retrospectiva: A retrospectiva é uma das cerimônias do Scrum mais importantes e permite que a equipe analise o trabalho anterior e determine como melhorar no futuro. No entanto, muitas vezes essa cerimônia é subutilizada ou mal executada. Repensar como realizar a Reunião de Retrospectiva da Sprint envolve a experimentação de novas técnicas ou ferramentas para torná-la mais efetiva. Mais importante que sair da “retro” com todas as soluções para os desafios que foram problemáticos na última Sprint, é ter a solução para o principal problema encontrado, permitindo assim aprender gradativamente com os erros e caminhar de forma sustentável na estrada da melhoria contínua.
Recomendados pelo LinkedIn
✅ Integração com outras práticas ágeis: O Scrum sozinho não resolve nada! É imperativo que ele seja combinado com outras práticas ágeis, como o Kanban, para criar uma abordagem mais personalizada e efetiva para a gestão mais adequada de projetos. Repensar o Scrum envolve estar aberto a adoção outras práticas ágeis em conjunto com a estrutura do Framework para melhorar o desempenho da equipe e do projeto.
✅ Entrega de valor para o cliente com total dedicação e esmero: Podemos nos questionar. Mas o Scrum já não tem o cliente como foco central??? A resposta para esta pergunta é "certamente!". É de suma importância repensar como o Scrum deve ser usado para melhorar a entrega de valor ao cliente. Isso envolve adaptações na maneira como o Product Backlog é gerenciado ou na forma como as equipes interagem com os stakeholders para entender melhor as necessidades do cliente. É imperativo que a entrega seja realizada com qualidade. Sempre! Vejo muito time correndo pra entregar incremento a tempo de não perder a Sprint. O problema é o custo do débito técnico embutido na correria. Isso é um valor entregue que não vale nada! A qualidade deve ser repensada (embora já devesse estar embutida). Em muitas situações, vale mais a pena termos Sprints menores menos Itens de Backlog entregues com qualidade ilibada que um Sprint extenso lotado de itens desenvolvidos sem qualidade.
Longe de ser a reinvenção do Framework, essas são apenas algumas sugestões de como podemos repensar o Scrum e obtermos mais performance. É imperativo lembrarmos que o Scrum é uma estrutura flexível que pode ser adaptada para atender às necessidades de cada equipe, de cada organização, de cada contexto, de cada cenário.
Agilista | RTE na NTT DATA | KMP | KMM | PMP | PSPO | Azure 900
1 aMuito interessante o seu pensamento Antonio Melão. Eu concordo na essência. O que eu vejo de outra forma foi a sua provocação sobre “Repensar o Scrum”. Salvo tenha entendido de maneira equivocada o seu pensamento, eu não vejo como repensar o scrum, mas rever a nossa prática do framewotk scrum. Na sua conclusão: “Longe de ser a reinvenção do Framework, essas são apenas algumas sugestões de como podemos repensar o Scrum e obtermos mais performance”, entendo que é o “como” estamos praticando scrum que deve ser repensado. Pode ser que esteja implícito na sua fala. E aí eu não tenho nada a comentar. Abraço