REPENSANDO O SCRUM

REPENSANDO O SCRUM

O Framework Scrum faz parte do meu dia a dia desde 2012. Desde então, participei de inúmeros projetos em que ele estava presente. Tive a oportunidade de atuar como DEV e posteriormente, a partir de 2015 como Scrum Master. Ao longo desse tempo todo, venho sempre me questionando se podemos melhorar o Scrum. Mais que simplesmente rodar o Scrum  do Jeito Certo, vale a pena a reflexão de que o Framework pode ser repensado. Quando digo "repensado" não quero dizer reinventado, mas melhorado em alguns aspectos.

O Scrum é um Framework Ágil, muito difundido, não exclusivamente para Gestão de Projetos de Software. Contudo, mesmo sendo uma estrutura abrangentemente adotada, existem algumas maneiras pelas quais podemos repensar e melhorar a aplicação deste Framework tão popular. Algumas dessas factíveis propostas são elencadas a seguir:

✅ Um Scrum sob medida: Cada time possui suas próprias características Cada time tem sua própria identidade, necessidades a serem supridas e desafios que precisam ser enfrentados e superados. Uma das formas de repensar o Scrum seria personalizar a estrutura para atender às necessidades de cada time. Isso pode incluir a adaptação e flexibilização das cerimônias, papéis ou artefatos do Scrum, para atender às necessidades específicas de cada time.

✅ Comunicação aperfeiçoada: Transparência e abertura é um par de princípios fundamentais do Framework Scrum e jamais podem ser negligenciados. No entanto, muitas equipes possuem dificuldade em manter a comunicação efetiva. É importante repensar como a comunicação pode ser melhorada, talvez incluindo ferramentas de comunicação e colaboração que facilitem a comunicação entre os membros da equipe.

✅ Aperfeiçoamento e flexibilização da retrospectiva: A retrospectiva é uma das cerimônias do Scrum mais importantes e permite que a equipe analise o trabalho anterior e determine como melhorar no futuro. No entanto, muitas vezes essa cerimônia é subutilizada ou mal executada. Repensar como realizar a Reunião de Retrospectiva da Sprint envolve a experimentação de novas técnicas ou ferramentas para torná-la mais efetiva. Mais importante que sair da “retro” com todas as soluções para os desafios que foram problemáticos na última Sprint, é ter a solução para o principal problema encontrado, permitindo assim aprender gradativamente com os erros e caminhar de forma sustentável na estrada da melhoria contínua.

✅ Integração com outras práticas ágeis: O Scrum sozinho não resolve nada! É imperativo que ele seja combinado com outras práticas ágeis, como o Kanban, para criar uma abordagem mais personalizada e efetiva para a gestão mais adequada de projetos. Repensar o Scrum envolve estar aberto a adoção outras práticas ágeis em conjunto com a estrutura do Framework para melhorar o desempenho da equipe e do projeto.

✅ Entrega de valor para o cliente com total dedicação e esmero: Podemos nos questionar. Mas o Scrum já não tem o cliente como foco central??? A resposta para esta pergunta é "certamente!". É de suma importância repensar como o Scrum deve ser usado para melhorar a entrega de valor ao cliente. Isso envolve adaptações na maneira como o Product Backlog é gerenciado ou na forma como as equipes interagem com os stakeholders para entender melhor as necessidades do cliente. É imperativo que a entrega seja realizada com qualidade. Sempre! Vejo muito time correndo pra entregar incremento a tempo de não perder a Sprint. O problema é o custo do débito técnico embutido na correria. Isso é um valor entregue que não vale nada! A qualidade deve ser repensada (embora já devesse estar embutida). Em muitas situações, vale mais a pena termos Sprints menores menos Itens de Backlog entregues com qualidade ilibada que um Sprint extenso lotado de itens desenvolvidos sem qualidade.

No alt text provided for this image

Longe de ser a reinvenção do Framework, essas são apenas algumas sugestões de como podemos repensar o Scrum e obtermos mais performance. É imperativo lembrarmos que o Scrum é uma estrutura flexível que pode ser adaptada para atender às necessidades de cada equipe, de cada organização, de cada contexto, de cada cenário.


Carlos Alberto (Zeca)

Agilista | RTE na NTT DATA | KMP | KMM | PMP | PSPO | Azure 900

1 a

Muito interessante o seu pensamento Antonio Melão. Eu concordo na essência. O que eu vejo de outra forma foi a sua provocação sobre “Repensar o Scrum”. Salvo tenha entendido de maneira equivocada o seu pensamento, eu não vejo como repensar o scrum, mas rever a nossa prática do framewotk scrum. Na sua conclusão:  “Longe de ser a reinvenção do Framework, essas são apenas algumas sugestões de como podemos repensar o Scrum e obtermos mais performance”, entendo que é o “como” estamos praticando scrum que deve ser repensado. Pode ser que esteja implícito na sua fala. E aí eu não tenho nada a comentar. Abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos