Reposicionamento de marca é sinônimo de sucesso?

Reposicionamento de marca é sinônimo de sucesso?

A resposta para a questão inicial não é unânime. Mas, no caso da Lacta, uma das marcas que pertence a Mondelez, a conclusão é que estamos no caminho certo. Desde o início de 2021, estamos reformulando toda a comunicação e ajustando o posicionamento de um dos chocolates mais queridos do Brasil. Aliás, recentemente, soubemos que a consideração e a lembrança de Lacta passou de terceiro para segundo lugar no setor de chocolate no país. Isso é reflexo da consistência que criamos em relação ao reposicionamento.

Sempre digo que, hoje em dia, não há campanha que não construa para um propósito e não há campanha que não gere conversão no mercado. Em Lacta, apostamos em um direcionamento que visa a intimidade das pessoas, que pode, muitas vezes, acontecer através de um simples pedacinho de chocolate. Nós acreditamos na real conexão que as barras podem trazer - seja de Lacta ao leite, Diamante Negro, Shot, Laka ou Intense. Além disso, sabemos que a nossa marca pode fazer parte da celebração de um momento especial, de um escape no meio do dia, de um momento de descontração ou, até mesmo, da união entre amigos e famílias.

 E é através desse mote que nos relançamos no mercado, com um novo discurso e posicionamento - estudados por dois anos. Na Lacta, falamos que "cada pedacinho de chocolate aproxima" e é dessa forma que também queremos engajar com nossos consumidores.

 Na rua, trabalhamos para colocar campanhas que possam trazer um afago em meio ao caos - diário e pandêmico. Queremos que as pessoas se sintam representadas e que elas relembrem os momentos que já tiveram, saboreando algum dos nossos rótulos. Afinal, chocolate é memória afetiva, não é?

E, apesar do diálogo certeiro ser a parte fundamental do sucesso, não podemos deixar de valorizar o investimento que a Mondelez tem feito durante esse processo. A nova mensagem tem sido entregue porque apostamos em um bom jogo de cintura para mesclar a nossa essência e o capital disponibilizado para que a mudança ocorresse.

 Olhamos internamente para tentar entender quais são as necessidades que os brasileiros possuem - além de uma conexão real e verdadeira com a categoria. Ouvimos o público e compreendemos o que a Lacta representa para cada um deles. Um reposicionamento requer planejamento para resgatar a história e a essência da marca, porque só assim conseguimos retomar nossa verdade.

Em meio à pandemia, percebemos que era preciso estar perto, mesmo estando longe. Vivemos em um mundo considerado cada vez mais egoísta, com relações superficiais, mas notamos que a Lacta pode fazer diferença na vida dessas pessoas, já que "cada pedacinho aproxima", lembra? Apostamos em um e-commerce próprio, dentro do nosso site oficial, para que o nosso chocolate continuasse presente dentro de tantas histórias, como fazemos há 100 anos. E, apesar de sermos uma marca centenária com tradição e qualidade, ainda estamos no começo desta jornada.

Com essa nova mensagem, que leva consistência e tempo para se construir, queremos continuar investindo no óbvio: reforçar ainda mais os sentimentos genuínos, que incentivam a intimidade e promovem encontros verdadeiros. Nós criamos laços e você provavelmente já deve ter visto isso nas gôndolas do mercado. Queremos agregar e aquecer os corações, já que o chocolate tem esse grande poder de conexão.


Cristina Porto Simonsen Rudge

Branding, Communications & PR | Advisor at EY Entrepreneurial Winning Women™

3 a

Demais, Re!!!

Rodrigo Camargo

Diretor de Vendas | Gerente Nacional de Vendas | Gerente Regional de Vendas | Gerente de Trade

3 a

Muito Legal Re!! 👏🏾👏🏾👏🏾

Parabéns!!!!!!! Já tive o prazer de representar esta marca!!!!!

A Lacta e suas marcas icônicas fazem parte do passado e desejo permanente dos consumidores. Congrats.

Elienai Carius

Executiva - Vendas - Liderança - Varejo - Representante

3 a

Uau, que Top! Sou amante de LACTA

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata Vieira

  • Carta às Renatas do passado e do futuro

    Carta às Renatas do passado e do futuro

    Nada melhor do que começar uma carta se apresentando, mas acredito que já somos íntimas o suficiente e podemos pular…

    48 comentários
  • Ser um time!

    Ser um time!

    Mais um ano acabando e a gente começa a fazer a retrospectiva. 2021 foi cheio de mudanças, conquistas, desafios, com…

    46 comentários
  • É possível criar uma marca valiosa com zero budget de advertising

    É possível criar uma marca valiosa com zero budget de advertising

    Desde criança ouço dizer que o boca a boca é a melhor forma de fazer publicidade. Em partes, isso é uma verdade, sempre…

    7 comentários
  • Existe fórmula para reter talentos?

    Existe fórmula para reter talentos?

    As empresas estão perdendo talentos. E isso não é um achismo; é uma realidade do mercado atual, em todos os setores.

    112 comentários
  • A liderança feminina veio de casa

    A liderança feminina veio de casa

    Eu tive privilégios e reconheço isso. E essa constatação não tem relação com boas oportunidades financeiras - como uma…

    98 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos