RES - Registro Eletrônico de Saúde, engajamento no cuidado da saúde
Você sabe o que é RES ? É o Registro Eletrônico de Saúde, provavelmente está pensando... continuo na mesma, se te falar sobre PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente, ajuda um pouco ? Se você não é ligado ao setor de saúde pode não saber, mas vou procurar explicar.
O PEP é o prontuário do paciente que está no Hospital, onde estão todos os registros de tudo o que foi feito com o paciente durante as vezes que usou os serviços do estabelecimento, se foi internado, se fez cirurgia, as intercorrências, se foi atendido no Pronto Atendimento, se tomou remédios, se fez exames, tudo !
É mais comum falar de PEP no hospital, mas os sistemas de clinicas também utilizam o Prontuário Eletrônico, quando você vai ao consultório de um médico, ele tem o PEP dele, os seus registros de atendimento estão lá.
PEP - Peça chave no processo
Antigamente o prontuário era só em papel, bem... ainda hoje tem muito hospital trabalhando dessa forma, afinal, não é fácil mudar essa situação, de qualquer forma, estamos caminhando para que as instituições de saúde se tornem digitais e tudo esteja armazenado de forma eletrônica.
Embora exista o Prontuário Eletrônico, ele ainda é estanque, quer dizer... ele está no Hospital e só é acessível lá, por exemplo, se você tem uma vida clinica extensa em uma instituição hospitalar, não vai poder se aproveitar dessa informação caso passe por uma situação de emergência e seja atendido em outro Hospital, nesse caso você terá outro prontuário nesta outra instituição.
O RES veio para integrar todos e tudo
Ai você fala, Como assim ??? hoje em dia a tecnologia permite estar tudo integrado e acessível pela internet, bom... nem tudo é tão simples assim, ainda mais quando falamos em informações de saúde, mas é ai que entra o tal do RES, ele não é um outro tipo de prontuário, mas ele é um registro do que está em cada PEP, ele existe para justamente ser acessível por todos interessados no cuidado da saúde do paciente, inclusive ele, pois as informações são dele.
O RES tem a filosofia de integrar os PEPs e ser acessível de forma fácil e prática, pelo paciente e médicos envolvidos no seu cuidado, com isso, no caso de uma urgência, a equipe médica envolvida no atendimento poderá ter acesso as informações do seu RES e assim ficar sabendo das suas alergias, cirurgias e tratamentos, agilizando em muito qualquer ação médica e evitando problemas.
É importante que o RES seja nacional
Existem instituições trabalhando em projetos de RES, existe um projeto do governo federal, que considero fundamental para que tudo se integre, pois quando falamos em projetos isolados, não teremos todos os registros e nem isso será de acesso comum, conhecido pelas outras instituições e médicos, mas quando falamos em governo, as coisas não andam tão rápido quanto gostaríamos, eu venho acompanhando a anos esse processo.
Agora acho que clareou um pouco o entendimento sobre o assunto, mas tudo isso ainda é muito superficial, existem as tecnologias envolvidas e também as legislações e normas do CFM (Conselho Federal de Medicina), a coisa é um tanto complicada, mas acredito que estamos trilhando um caminho para tornar esse processo mais simples e prático.
Vale mencionar que o RES só é alimentado por informações que vem do PEP, portanto, você não pode incluir informações lá, só é possível ler o que está lá.
Existem países onde isso já é uma realidade, tudo está integrando dentro de um grande RES, a qualquer momento que você utilize os serviços de uma instituição hospitalar, todos ali terão acesso as suas informações, o que é muito bom e aumenta muito a sua segurança.
Existem projetos em andamento por instituições de saúde para disponibilizar o RES dentro do sua área de ação, mas que ao mesmo tempo poderão posteriormente se integrar ao outros RES de outras instituições e assim beneficiar cada vez mais a todos.
Em um próximo artigo vou me aprofundar um pouco mais nesse assunto e descrever melhor esses projetos e tecnologias, como também os padrões envolvidos.
Saúde Digital, é um caminho sem volta !
Luiz Guimarães
Diretor de TI | Gerente de TI | Gerente de Sistemas | Gerente de Dados | Gerente de Projetos
8 aBem legal Luiz. Bem legal o artigo.