Resenha do livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas"
Resenha
Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas.
Publicado em: 2012. São Paulo, 52° edição.
Autor: Carnegie, Dale.
O título não poderia ser mais claro, ele retrata exatamente a intenção de toda a leitura, o livro consiste em nos mostrar que através de algumas mudanças de comportamento, é absolutamente factível melhorar nossa condição de relacionamento, nos provocando a cada capítulo com grandes exemplos e nos fazendo perceber que, sim, é possível e até simples fazer amigos e influenciar pessoas.
Dividido em quarto partes, começando por, técnicas fundamentais para lidar com as pessoas, seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você, como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e por fim, seja um líder: como mudar as pessoas sem ofendê-las nem deixa-las ressentidas. Cada uma dessas partes é composta por capítulos onde ao final ele acresce um princípio.
Recomendados pelo LinkedIn
O autor vai além da técnica, ele faz uso de diversos exemplos, (acredito que, afim de demonstrar como é possível obter resultado positivo aplicando tal técnica) no decorrer dos capítulos e por fim, resume todo o capítulo num único princípio. Dentre os 30 princípios, dispostos, alguns bem simples como“sorria”, ou “comece de maneira amigável” tem alguns que são fáceis somente na leitura e compreensão, a aplicação exige verdadeiramente uma mudança de comportamento, é o caso dos princípios “não critique, não condene, não se queixe” ou “deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela”.
Principais ideias: Diante de qualquer situação difícil, vergonhosa, constrangedora ou delicada é absolutamente possível através de forma de fala, postura e palavras certas, reverter tal situação a seu favor. Ele defende veemente a diplomacia e a elegância no falar, no escrever, ao se reportar para uma pessoa (as vezes uma inimiga), deixando claro que a intenção de obter sucesso deve ser maior que o nosso ego.
Opinião: Leitura totalmente coloquial, muito simples de ser lida, conteúdo valiosíssimo, e didático.Para alcançar todo o potencial, é necessário uma mudança genuína nos nossos hábitos, talvez fazer uma avaliação sobre quais princípios já se consigue exercer e quais princípios precisa desenvolver. A mudança na prática só acontecerá se de fato, conseguirmos mudar nosso comportamento e eu diria que o conteúdo vai além de “como fazer amigos”, mas sim “como manter amigos”.
Desejo boa e proveitosa leitura.
Recomendo leitura via Kindle.