Resiliência: a arte da mãe-profissional.
Resiliência é um termo oriundo do latim (resiliens) e significa 'voltar ao estado normal'. Se eu fosse 'levar ao pé da letra', eu diria que a resiliência entrou em minha vida há um pouco menos de 2 anos, quando o 'meu estado normal', leia-se peso, voltou.
Mães de gêmeos, assim como eu, devem acreditar que essa palavra não existirá em seus dicionários por um bom tempo. Mulheres nunca estão satisfeitas com seu corpo...não sou diferente.
Todavia, os dois seres que entraram em minha vida há quase cinco anos foram as pessoas que mais me ensinaram a ARTE DA RESILIÊNCIA. A psicologia, a administração e o ambiente criaram outros significados para resiliência, que demonstram o quanto uma mãe e profissional exerce dela quase que por inércia.
A resiliência para a psicologia debate sobre os temas medo x atitute. Que mãe não atacaria a um cachorro se o mesmo estivesse mordendo seu filho? Que profissional não atacaria seu concorrente se seu produto corresse o risco de ser extinto? Que mãe não descobre todos os materiais e formas necessárias para criar aquele brinquedo que seu filho quer e muitas vezes você não tem dinheiro para comprar? A atitude exclui o medo da decepção, do perigo e propicia a arte.
No ambiente, ela mede o equilíbrio que um sistema possui após um momento brusco de perturbação. Nesse contexto, logo vêm a mente as noites de sono interrompidas por febre altas, viroses e outras doenças que insistem em atacar nossos pequenos seres, e, as manhãs com quilos de maquiagem no rosto para disfarçar os olhos caídos, o sorriso estampado no rosto, e a entrega de todos os relatórios no prazo.
Contudo, é na administração que a arte da resiliência é mais percebida...Ela já inicia quando a confirmação da gravidez é recebida: "Perdemos essa profissional, agora ela é mãe", essa pode ser a primeira frase a ser ouvida e, você lembrando da psicologia, age: "Minha capacidade intelectual será a mesma ou melhor..."
E, após os meses de gestação, você descobre que a sua arte-profissional está/estará muito melhor. A arte da resiliência mãe-profissional na administração cria a capacidade de lembrar as habilidades que você tem ou conquistou: paciência, exatidão, empatia, desapego, equilíbrio emocional e a maior delas...gestão de mudanças.
Analista de negócios em TI com expertise em Informática Médica e Liderança de Equipes.
8 aKatia Camata, excelente profissional que tive a oportunidade de conhecer e admirar. Quanto a maternidade concordo com você, conheci varias mulheres que após a gestação cresceram profissionalmente, outras por escolha decidem se dedicar mais a tarefa de mãe, devemos respeitar cada um sem criar rótulos.