A RESILIÊNCIA e o período pós Covid-19
A RESILIÊNCIA e o período pós Covid-19 Interessante como a cada nova tendência ou novo modus operandi de vida, novos hábitos passam ser mais valorizados ou precisam ser desenvolvidos. Desde o início da pandemia do Covid-19, a palavra que vem chamando mais a minha atenção em todas as “Lives” que assisti ou participei sobre carreira profissional é RESILIÊNCIA. Mas o que realmente significa RESILIÊNCIA? Enquanto Engenheiro Metalurgista, sim eu sou formado em metalurgia, lembro que RESILIÊNCIA é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sido tensionado. Alguns bons exemplos, para ficar fácil de entender, poderia citar o elástico, a vara de salto em altura e as molas de aço.
Para meus amigos Coachs, RESILIÊNCIA é a capacidade que as pessoas têm de enfrentar e superar suas dificuldades, crescer com elas e seguir em frente ainda mais fortes. Uau!!!
Sem dúvida, ser capaz de superar condições emocionais extremas sem deixar que esses acontecimentos abalem sua vida profissional é realmente uma qualidade admirável.
A partir daí, podemos começar a entender a razão pela qual estamos ouvindo tanto falar dessa habilidade como uma característica humana realmente diferenciada nos dias de hoje.
Nas condições atuais, onde empresas e funcionários estão passando por mudanças estruturais e comportamentais, respectivamente, a RESILIÊNCIA será uma das principais características de ambos na busca pela sobrevivência pós crise do Covid-19.
Naturalmente, aumentaram as pressões internas nas empresas na busca por soluções que as mantenham no mínimo vivas durante e após essa pandemia. Pressão por entregas em prazos curtíssimos e por resultados imediatos serão ainda mais comuns, e aqueles que se mostrarem mais resistente e flexíveis nesse meio, serão os que entregarão os melhores resultados, e naturalmente vão se destacar mais. O profissional resiliente se diferencia principalmente pela capacidade de lidar com eventos externos sem perder o foco na sua missão. Quem não lembra do Rambo? Personagem estrelado por Sylvester Stallone que durante a Guerra do Vietnã, após muitas missões de infiltração em campo inimigo, acabou tornando-se prisioneiro dos vietcongues, e mesmo submetido a torturas e às privações do cativeiro que lhe geraram profundos traumas psicológicos, conseguiu elaborar um plano de fuga e atravessou as florestas vietnamitas, sobrevivendo até chegar nas linhas amigas.
Dentre as características de um profissional resiliente podemos listar:
• Adaptabilidade: capacidade de lidar com mudanças
• Elevada autoestima e altruísmo
• Positivismo: acreditar na capacidade de atingir o resultado mesmo em meio ao caos
• Network forte e saudável que possibilite buscar inspiração e força nos momentos de crise
• Criatividade na busca de novas ideias para solução de problemas.
Mas a RESILIÊNCIA não é apenas uma qualidade de quem passou por momento extremos na vida pessoal e que são refletidos na carreira.
Acredito que todos podemos desenvolver as características de RESILIÊNCIA, com o devido tratamento térmico, podemos também nos tornar uma Helena Pêra, a Mulher Elástica do filme Os Incríveis –dos Estúdios de Animação Pixar. Escrito por Leonardo Rosa (Supply Chain Specialist).
Escrito por Leonardo Rosa (Supply Chain Specialist)
INSTAGRAM: @estrategiadecompras
LinkedIn: leonardo-rosa1975