RESILIÊNCIA: A FORÇA PROPULSORA DE EQUIPES E PROFISSIONAIS DE EVENTOS

RESILIÊNCIA: A FORÇA PROPULSORA DE EQUIPES E PROFISSIONAIS DE EVENTOS

Resiliência é a capacidade que cada pessoa tem de recuperação após passar por alguma dificuldades ou superar momentos difíceis. Em relações profissionais geralmente está associada a pessoa que independentemente da situação que se encontra sabe ou não trabalhar bem sob pressão.

Nós, organizadores de eventos, diariamente nos deparamos com inúmeros fatores de stress e de grande expectativa. Lidamos todos os dias com prazos apertados, recursos mínimos, crises relacionadas ao gerenciamento de equipes e múltiplas prioridades, tornando a resiliência cada vez mais importante para lidar com os agentes estressores que nos impactam regularmente.

Ser resiliente vai além da capacidade de se recuperar depois de um tropeção ou queda. É estar aberto a novas experiências que nos permita utilizar todo o nosso potencial, é tentar manter nossos estoques de ânimo e motivação abastecidos, para que possamos navegar com sucesso nos desafios e infortúnios da vida com regularidade.

Frequentemente me pergunto se a resiliência é inata ou algo que pode ser aprendido e replicado. Geralmente a resposta que encontro é sim para ambos! As pessoas nascem com uma certa capacidade de resiliência, mas também é algo que podemos ensinar e nutrir em nós mesmos.

Ao passarmos por um longo período de tempo expostos ao estresse, sem o tempo necessário para a renovação, geralmente nos esgotamos e se isolamos, alimentando um ciclo que pode ser difícil de reverter.

A renovação é crucial, e através dela somos capazes de demonstrar comportamentos inspiradores, de atenção plena, esperança e compaixão, somos capazes de renovar e criar conexões mais eficazes e sustentáveis novamente, o que realimenta a resiliência. .

Um fator importante na renovação e criação de resiliência é a consciência que não estamos sozinhos e fazemos parte de algo maior e mais significativo. Colocarmos isso em prática é fundamental para o nosso sucesso pessoal e corporativo

Precisamos aprender que é a forma como escolhemos lidar com as situações que enfrentamos que determinará o resultado final, não as circunstâncias. Precisamos nos treinar para não só enxergamos as dificuldades e sim os aprendizados.

Precisamos explorar mecanismos e formas que nos estimulem a buscarmos o autoconhecimento, conhecermos melhor os detalhes ligados a nossas qualidades e limitações, desgastes e renovação.

Alguns estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos e o benefício advindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes.

Pode até ser verdade, mas minha esperança para cada pessoa que está lendo este post é que você seja capaz de identificar e praticar pelo menos uma atividade de renovação seja ela qual for, especialmente durante os tempos de alta tensão. Pode ser via coaching, a pratica de um esporte, desenvolvimento espiritual, terapia… você ficará surpreso com a diferença que fará a você, sua equipe, seus clientes e principalmente a seus eventos.

Grande abraço!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos