RESILIÊNCIA

Inicialmente, uma das várias formas de definir o tema “Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa”. 

Bem aplicável ao nosso momento mesmo.  Vivemos tempos complicados, de crise econômica e política, com empresários e sociedade em geral, pressionados e também descrentes em relação a uma recuperação, que é incerta e sempre colocada para mais adiante no tempo, por especialistas.

Com tantas adversidades, precisamos vislumbrar oportunidades e cultivar mudanças para a organização em que atuamos, que estejam alinhadas com esse momento e possam contribuir com alternativas viáveis.

Existe uma natural tensão no cenário atual, que pressiona os profissionais e nem todos lidam bem com isso.  As dificuldades se potencializam, até mesmo com fatores inesperados, com a recente greve dos “caminhoneiros”. 

Precisamos fazer algo, estarmos antenados a tudo que está acontecendo, criarmos alternativas, nos anteciparmos, levando em conta ainda que além de toda a crise e dificuldades, temos ainda o aumento expressivo da concorrência, em todos os segmentos, com práticas de preços que por vezes nos parecem não sustentáveis e que representarão problemas mais adiante, para eles próprios ou para quem os contrata.

Assim o desafio está posto, precisamos de profissionais comprometidos e resilientes, que possam assimilar bem todas essas dificuldades, engajando-se com garra e determinação, para encontrarmos juntos as saídas e soluções que precisamos e em tempo hábil, ainda crescermos mesmo diante desse cenário adverso, darmos a volta por cima,  e “do limão fazermos uma boa limonada”.  

Olivio Zanotti – Especialista em Gestão Empresarial e Finanças. (olivio.zanotti@seguridade.com.br)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos