Respeito é preciso...
Para o crescimento contínuo de uma empresa ou mesmo de uma família, é primordial mantermos o respeito frente a pessoa, frente o ser humano. Somos pais, mães, irmãos, filhos, netos e amigos que dependem e se importam com aquele determinado emprego ou propriamente com a família.
Pequenas atitudes gentis, como não fazer parte de motins e grupos de fofocas, podem evitar más condutas. Falar pelas costas e criar situações desconfortáveis, pode ser uma grande âncora pronta para afundar qualquer instituição. Na realidade, existem certas normas de convivência, que escutamos de nossos pais desde a infância, e que ainda são relevantes após a idade adulta. Respeitar o próximo, desde a vida pessoal até no âmbito profissional, a hierarquia, saber escutar, ter tolerância, cumprimentar ao chegar e ao sair... e sempre, sempre que tiver algum problema, conversar com a pessoa em questão.
Infelizmente, algumas pessoas são contaminadas facilmente pelo mal, e de repente se dão conta que estão em pequenos grupos que se preocupam em apenas ofender e criticar, ao invés de se preocuparem com resultados que levarão a instituição à alçar voos mais altos por exemplo e consequentemente seus próprios.
O ambiente de trabalho por exemplo, é idealmente profissional e é onde de forma harmoniosa, todas as funções devem se complementar em pró de um objetivo. E para isso, existe o respeito. Uma pessoa que trabalha num ambiente que não é respeitada, provavelmente não terá motivação e sua satisfação cairá.
Não permita ser influenciado por más pessoas. Algumas pessoas precisam de um sorriso, então seja gentil e ensine ao seu colega de trabalho, ao seu amigo pessoal, ao seu filho(a). Basta dar o primeiro passo na direção certa e ver como vale à pena ser gentil com você e com o próximo.
Pois como já dizia Art Jonak: "Vencedores ajudam outras pessoas à vencer."