"RESSIGNIFICANDO" A EXPECTATIVA

Recebi muitos e-mails

como posso querer uma vida sem expectativas?

Na verdade, não é querer uma vida sem expectativas. O que eu quis dizer é que se você vive querendo controlar tudo, não permite que a vida lhe surpreenda. Prefiro trocar pela "Esperança". Uma traz cobrança. A outra, um desejo de realização.
A expectativa nasce do ego. Precisamos estar no controle de tudo, saber o futuro, o que, quando e como as coisas vão acontecer. Então você, de algum jeito, cobra para que todas as suas ações tenham um resultado e este deverá sempre ser positivo. Caso contrário, você se frustra. A expectativa destrói a possibilidade de surpresas.

Se você gera expectativa em cima de alguma pessoa porque vc fez algo para ela e ela não responde da mesma forma, você cria raiva, fica desapontado e briga. Joga em cima do outro uma responsabilidade que é sua. Viver sem expectativas, na verdade, é fazer o que o coração manda, fazer o que se tem vontade e não aguardar o retorno daquela ação. Diferente de quando algo ou alguém, supera suas expectativas, quando alguma coisa saiu a contento. Por exemplo, um time de futebol que sempre perde e, no jogo final do campeonato acaba sendo o vencedor. Superou todas as expectativas dos torcedores e desafetos...

Quantas vezes eu escuto: "Ele(ela) não tem a mínima consideração por mim. Vivo fazendo um monte de coisas e agora ele (ela) vira as costas como se nada tivesse acontecido." De novo: você fez porque quis! A pessoa não te obrigou. Se você faz esperando a troca, de cara já não fez sem intenção. E se teve intenção de retorno, já não é de coração.
Outro exemplo: se você recebe flores de alguém que considera importante no dia do seu aniversário, quando elas chegam, não houve surpresa, porque passou o dia na expectativa de recebê-las. Se elas não chegam, você se frustra e fica desapontada com a pessoa. Mas.... se num dia sem nenhum motivo de comemoração, simplesmente porque esta pessoa quis te agradar, você recebe as flores mais lindas do mundo, foi surpreendida! Não é muito melhor? Você não aguardava por isso. Então o sabor é outro. Quando você faz e delimita a forma de receber, você não permite abrir possibilidades para as novidades,consequentemente, às surpresas que a vida traz.

Outra coisa que devemos aprender é a nos desapegarmos de vez, da explicação para tudo. As coisas acontecem porque têm que acontecer; outras porque houve uma ação e elas encontram a reação. Simples assim. E que sirvam todas elas de aprendizado.
Por isso que viver sem expectativa não gera anseio, preocupação, frustração. Faça e desapegue do resultado. Faça apenas com o desejo de ficar satisfeito(a) porque tornou alguém também satisfeito.
"Crie expectativas e não experimente a vida. Não as crie e terá possibilidades incríveis".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos