RESULTADOS SUSTENTÁVEIS

RESULTADOS SUSTENTÁVEIS

As Empresas, e seus Gestores, atualmente estão expostos a uma infinidade de métodos e ferramentas que se apresentam como solução para os “PROBLEMAS” que supostamente os estão afligindo.

Existe uma dose correta de verdade sobre estes tais “PROBLEMAS”, mas quais seriam na realidade? Como tentar resumi-los a partir de um único Conceito?

Vamos fazer uma sugestão, que nos parece bastante lógica, baseada na nossa vivência nas diversas Organizações que trabalhamos e também aqueles que auxiliamos com ações de treinamento e consultoria.

 RESULTADOS SUSTENTÁVEIS – pode ser adequado para refletir o cenário acima descrito.

 Muitos Gestores atingem Resultados, mas são Sustentáveis? Qual o nível de Esforço dedicado por Eles e pelas suas Equipes?

Atingir os Resultados nos parece relativamente “Fácil”, mas a sustentabilidade é que realmente pode fazer a diferença para as Organizações, para as Pessoas e para a “Qualidade” da Gestão, pois implica em:

- Esforço proporcional e adequado

- Foco e dedicação ao que realmente é importante, sem pulverização de ações e recursos para atividades/projetos sem nenhum impacto significativo na perenização dos Resultados

- Tempo e oportunidade de realmente avaliar sua Equipe e propor Planos de Desenvolvimento adequados às prioridades, atividades, Resultados e sustentabilidade

- Equilíbrio entre Objetivos de curto, médio e longo prazos

Se todas estas premissas estiverem devidamente construídas, alinhadas e aceitas, o método e ferramentas serão claramente entendidos como Meios para auxiliar no cumprimento do grande objetivo, que são RESULTADOS SUSTENTÁVEIS.

Obviamente é importante fazer uma escolha, mas entendendo claramente o quê a Metodologia e as Ferramentas entregarão e qual seu grau de participação dentro do cumprimento do desafio maior.

O ponto fundamental de partida deveriam ser os Objetivos Estratégicos das Organizações (sua construção, priorização, alinhamentos, compromissos, etc.) e estes deveriam nortear as demais atividades organizacionais.

Os desdobramentos necessários para todos os demais Níveis de Responsabilidade deveriam ser construídos a partir dos alinhamentos destes e clara visão de contribuição e complementariedade entre todos os Indicadores de Desempenho propostos, como sugere a figura anexa.

Este alinhamento entre os Níveis de Responsabilidade é que garante a sustentabilidade dos Resultados.

Um outro claro entendimento que precisa estar consolidado é que os Resultados são construídos da base para o topo da pirâmide, como também representado na figura anexa.

Na próxima publicação, abordaremos como esta lógica de construção e harmonização dos Indicadores e Resultados pode ser suportada pelo uso de métodos e ferramentas adequadas.

Tadeu Souza

PM/PMO | Excelência Operacional | Lean Six Sigma Black Belt | Plano Estratégico | Qualidade | Consultor

8 a

Muito bom! Abraço.

Cristian Ulloa Ochoa

AMP ESE Business School - MBA UAI - Gerente de Excelencia y Mejora Continua en Viña Concha y Toro.

8 a

Excelente reflexión Nicolau...muchas gracias. Saludos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Carlos Del Porto Nicolau

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos