Resumo: ‘O trabalho em equipe’
O trabalho em equipe está vinculado ao processo de trabalho, e como tal, sujeito às transformações. Entretanto, é importante que não se confunda com o típico e popular “grupo”. Ao longo do tempo o ser humano sentiu a necessidade de abandonar a ação individual e unir-se a outrem, somando esforços para alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente.
Atualmente, esta percepção é reforçada com a interdependência de habilidades e conhecimentos para alcance dos objetivos no campo profissional. Portanto, o trabalho em equipe se torna uma estratégia criada pelo homem para alcançar resultados de maneira rápida e eficaz.
Existem algumas concepções equivocadas a respeito do que é trabalho em equipe, por vezes é confundido com grupo, este se trata apenas da união de pessoas que trabalham em conjunto interagindo uns com os outros na realização de uma tarefa, muitas vezes sem um objetivo definido. A equipe de trabalho é uma espécie de grupo evoluído, pois possui características especificas, são elas:
- Um objetivo bem definido, compartilhado por todos,
- Ações interdependentes e controladas (por um líder),
- Um plano de trabalho a ser seguido.
Neste contexto, podemos descrever dois tipos de equipe retratadas nas diferenças entre um time de futebol e uma orquestra sinfônica, ambos se tratam de equipe, porem possuem suas particularidades. No time de futebol, existe o que chamamos de inespecificidade nas tarefas, um jogador pode fazer a função do outro sem que aja prejuízo no objetivo traçado, o plano de trabalho é bastante flexível e a meta pode ser atingida sem a presença do técnico. Já na orquestra sinfônica, existe a especifidade das tarefas, cada membro da equipe tem uma função determinada não podendo exercer o papel do colega, o trabalho do maestro é indispensável e o plano de trabalho é rígido.
Cabe salientar, que homem deu um grande passo ao conceber o trabalho em grupo, e hoje o seu principal desafio é transformar o grupo em equipe. Para se constituir uma equipe de trabalho é necessário que aja sinergia entre os membros envolvidos no processo, os objetivos e resultados definidos precisa significar um desafio para o grupo, algo que motive cada integrante. E no final, cada individuo se responsabilizara solidariamente pelo sucesso e fracasso da equipe na busca do seu objetivo.