RETENHA OS MELHORES TALENTOS
Nem todos os funcionários podem ser considerados talentosos. Alguns apenas fazem o que se pede, na verdade isso já tem sido considerado um diferencial diante de tantas pessoas que não estão entregando o que foram contratados para entregar.
Mas quando falo em reter os talentos, me refiro a buscar maneiras de remunerar de forma justa e reconhecer as contribuições que são dadas para o desenvolvimento do negócio. Essas pessoas estão em todos os setores da empresa. São comprometidas com o sucesso de todos, está em busca de novos desafios, consegue trabalhar sobre pressão, dá contribuições de melhorias, está preocupado com o auto desenvolvimento e espera ver uma visão de futuro do gestor.
As ferramentas de gestão de pessoas ajudam a identificar os funcionários que se destacam: um recrutamento bem conduzido, a orientação sobre o que a pessoa vai fazer através do desenho do cargo e um bom sistema de avaliação periódica de desempenho ajuda a manter um clima organizacional mais equilibrado. Na aplicação da avaliação de desempenho por exemplo, existe o momento do feedback, nesse momento a empresa vai dar um retorno para o funcionário, mas também é o momento de ouvir quais as expectativas deles em relação a empresa.
Nem sempre um alto salário é suficiente para reter pessoas talentosas. Elas querem mais do que dinheiro, elas querem deixar um legado. Mais importante do que o valor que recebe, é a transformação que está gerando e o quanto são reconhecidas por isso.