Reuniões com Potencial Explosivo. 1/3
Você já participou de uma RPE? Provavelmente, sim!
RPE. Passei a adotar esse termo recentemente, ao observar o comportamento de equipes em várias empresas.
Uma RPE é uma “REUNIÃO COM POTENCIAL EXPLOSIVO”, ou seja, uma reunião polarizada, na qual as pessoas não se escutam e fazem o possível para fazer VALER A SUA IDEIA acima de tudo e de todos.
Então, pergunto novamente: Você participou de uma RPE nos últimos dias?
Confira 7 características de uma RPE:
· Há uma grande TENSÃO no ar
· Existe um claro CONFLITO entre partes
· Não há conversa, mas ATAQUES E DEFESAS
· Pouquíssimas pessoas falam e POLARIZAM
· O SILÊNCIO DA MAIORIA é flagrante
· O AR parece estar PARADO
· Os computadores, tablets e celulares estão ativos e RECADOS PRIVADOS rolam solto
Uma RPE termina normalmente com uma grande insatisfação da maior parte das pessoas, uma sensação de TEMPO PERDIDO, de inutilidade. De fato, é o que ocorre.
Em geral, em uma reunião desse tipo, quem fala mais alto leva alguma vantagem, o que é péssimo, pois isso evidencia um JOGO GANHA/PERDE, que pode não interessar para a coletividade.
Além disso, reflete exatamente a incapacidade das pessoas em conseguir lidar com conflitos, para TRANSFORMÁ-LOS em CLAREZA, PRODUTIVIDADE E OBJETIVIDADE. Toda polarização negligencia uma parte da verdade e minimiza os resultados.
Mas reuniões assim tendem a desaparecer. O caminho envolve desenvolver habilidades importantes para lidar com este tipo de situação tão comum e ao mesmo tempo desgastante.
São as HABILIDADES DO MEDIADOR. Você já ouviu falar delas?
Conheça a principal. Vou apresentá-la de forma bem prática, para que você possa experimentá-la:
Autoconhecimento!!! Sim, esta é a primeiríssima habilidade, a que mais influencia as demais, a fundamental. Acredite!
O que acontece dentro de você quando se vê num ambiente assim? Entre os dois extremos no qual (1) significa TEMER O CONFLITO (fugir de discussões) e (7) significa ADORAR O CONFLITO (gostar de discussões), qual número seria o seu perfil?
Se você teme o conflito, provavelmente VAI SE CALAR DIZENDO “sim” para os outros e não para si mesmo. Além disso, vai DEIXAR PASSAR questões importantes por não querer “briga”. E, também, pode “se fingir de morto” ou levar seu pensamento a outro lugar durante a reunião. Você já se percebeu em situações assim?
Se, na outra extremidade, você for do tipo “adoro uma boa briga”, provavelmente vai tornar cada fala do seu interlocutor uma “ISCA” PARA DISCUTIR QUEM TEM RAZÃO. Pode se tornar obsessivo por suas próprias ideias; e dará poucas chances para que o outro fale, tentando ganhar, em geral, no grito.
Entre estes perfis extremos, pense por alguns minutos como tem sido o seu comportamento e quais resultados tem obtido. Pode ser que, por falta de se conhecer melhor, você possa estar ENTRANDO EM ALGUMAS ARMADILHAS.
A DICA é: preste mais atenção ao que acontece dentro de você, quando está em uma Reunião com Potencial Explosivo.
OBSERVE a sua respiração, os seus batimentos cardíacos, a postura do seu corpo, suas tensões e posições desconfortáveis, o seu olhar, as suas mãos e, especialmente, o tipo de pensamentos que passam por sua cabeça, pois eles farão toda a diferença.
Ao prestar atenção em você, saiba que os seus sinais são captados pelos outros interlocutores, assim como você capta os deles. Ou seja, se você se perceber muito tenso, RESPIRE FUNDO algumas vezes e vá relaxando cada parte do seu corpo. Ao contrário do que você pode imaginar, isto pode durar pouco segundos.
Vale a pena investigar mais sobre si mesmo para que você possa adquirir MAIS CAPACIDADE de se colocar, apesar do medo e da ansiedade.
Excelentes reuniões são as que compõem as VERDADES PRESENTES EM SOLUÇÕES BENÉFICAS a todos.
Que saber mais sobre como lidar com Reuniões com Potencial Explosivo? Envie uma mensagem no privado.
No próximo artigo, falarei da segunda habilidade: “Leitura do cenário”
Lapidar, um caminho precioso para relações mais saudáveis.