Review : LGBTI+ e Empregabilidade
Hoje participei do evento “LGBTI+ e empregabilidade” promovido pela Usina da Comunicação com apoio do Grupo Cataratas, GPTW Rio e BR Distribuidora.
Este não é o primeiro evento do projeto Bate-papo Usina - Comunicação pela diversidade, mas foi o meu primeiro. Quando vi que abordariam este assunto a primeira coisa que me preocupou foi saber quem teria o lugar de fala, e muito me orgulhou ver que todos os membros do debate eram pessoas LGBTI+.
Passei a ter uma admiração enorme pelo Grupo Cataratas que fez uma apresentação mediada pelo Robson Lourenço, sobre a inclusão e permanência de pessoas trans no Grupo, assim como um processo de educação com os atuais funcionários para que recebessem essas pessoa trans de forma acolhedora e pertencente. E o resultado foi um aprendizado incrível para todos!
As falas da Nicole, Jovem Aprendiz do Grupo, foram assertivas e reforçaram que tudo que foi falado era real e acontecia no cotidiano da empresa.
Os aspectos abordados pelo Julio Moreira, diretor financeiro do Grupo Arco íris foram incríveis, trazendo uma perspectiva sobre as oportunidades negadas e marginalização das mulheres trans, e também ressaltou pontos importantes sobre empresas que “aceitam” pessoas LGBTI+, contanto que não fujam do padrão heteronormativo.
Eu fiquei ansioso para ouvir o que o Renan Moura tinha a dizer desde que ví a programação, por que seu tema foi “A Dominação Masculina e seus impactos na vida dos LGBTQI+ nas organizações”. Que é uma pauta também levantada pelo feminismo, tendo em vista que grande parte das corporações ainda são ambientes extremamente machistas.
E a Bruna Benevides ainda complementou com um argumento que considerei o ponto alto do debate, que foi quando disse que dentro das corporações, as lésbicas masculinizadas na maioria das vezes não são nem vistas como mulheres e que um gay afeminado não é visto como um homem, e ainda simplesmente o quão difícil é ser mulher dentro de uma organização, e tudo que se aproxima do feminino é passível inclusive de ganhar menos. A Bruna é a primeira mulher trans ativa na Marinha e atua como Segundo-Sargento, mas ainda trava uma luta constante contra a transfobia.
A Mediadora foi a professora de PPGA da Unigranrio, Denise Barros, que mostrou enorme empatia pelo assunto, e teve um tato encantador com todos os participantes do debate e espectadores.
Por diversas vezes me emocionei e me senti representado, foi muito bom saber que existem pessoas que entendem minhas dores do mundo corporativo, e isso significa também que muitas lutam a minha luta! Deu um orgulho danado do trabalho realizado pela Cláudia Campos e sua equipe.
Foi um presente muito bom participar desse debate, e ter esse exercício sobre as pessoas LGBTI+ no mundo corporativo.
Obrigado por tornarem isso real! 🌈
HR Business Partner Sênior (HRBP) | Coordenadora de Gente e Cultura | Employee Experience | Desenvolvimento Organizacional | Employer Branding e Comunicação Interna
5 aSuellem Ferreira
Gestora de Diversidade, Equidade e Inclusão na Transpetro | Cultura | Clima | Engajamento | Pertencimento | Comunicação
5 aBreno, seu "case" também também gerou uma discussão bastante importante. Esses eventos são incríveis mesmo, muito aprendizado. Até o próximo! Bjss
Profissional de Comunicação Sênior na Transpetro - Petrobras Transporte S.A.
5 aAline Fernandes
Profissional de Comunicação Sênior na Transpetro - Petrobras Transporte S.A.
5 aBreno, mesmo não sentindo todas essas dores no meu cotidiano, em função de meus privilégios, também senti tudo isso que você expressou tão bem no seu artigo. Foi uma honra estar ali ouvindo tanta gente competente, que faz a diferença para outros tantos. Não canso de agradecer à Claudia Maria Abreu Campos pelo trabalho que ela faz e por nos convidar. Parabéns pela análise! E até o próximo Bate-papo da Usina da Comunicação.
Comunicadora | Especialista em Conteúdo
5 aBreno, que legal ler a sua experiência nesse evento de tanta importância! Precisamos entender e humanizar as relações e a representatividade dentro das corporações. Parabéns aos envolvidos!