RH – O que há de novo?
O Recursos Humanos (RH) é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Tem por finalidade solucionar, gerir, e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
É responsável pela gestão de pessoas, incluindo os processos seletivos, treinamento e desenvolvimento e muito mais.
Os desafios do RH:
A gestão de pessoas é um desafio diário, tanto para quem está em Recursos Humanos, quanto para os próprios líderes da organização. Lidar com subjetividades dos funcionários, compreender suas necessidades e conciliá-las aos objetivos organizacionais exige um trabalho constante de análise e busca de soluções.
Vejamos aqui algumas tendências para o RH
– Flexibilidade de local e horário de trabalho:
Uma das tendências em RH se trata da flexibilização de locais e horários.
O perfil dos trabalhadores está se alterando rapidamente conforme os anos passam. Tempos atrás as pessoas queriam um emprego estável, atualmente a prioridade é um emprego que traga satisfação. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais de 80% dos entrevistados revelaram que gostariam de poder trabalhar em casa.
A flexibilidade no horário e local de trabalho oferece ao colaborador mais liberdade na definição do próprio expediente, o que é um modo de incentivar a autogestão.
As empresas adotam sistemas de gestão em nuvem que permitem trabalhos remotos (Home Oficce), assim os colaboradores podem acessar a plataforma de trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando ter acesso à internet.
Desenvolvimento de lideranças:
O desenvolvimento de lideranças ou manutenção dos altos potenciais está relacionado à habilidade do profissional de RH buscar, entender e capacitar os recursos que beneficiem o grupo de líderes. Um líder é uma pessoa que sabe engajar a equipe, conhece os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, é capaz de resolver seus problemas, motivar para o trabalho, entre outras ações.
Identificar líderes e mantê-los garantirá o andamento dos projetos da organização no futuro, pois eles aumentam a produtividade da equipe.
Depois de encontrar um indivíduo com potencial para ser líder, retire-o da zona de conforto e impulsione o desenvolvimento de suas habilidades.
Aplicação de Inteligência Artificial:
A Inteligência Artificial é a imitação do raciocínio humano por meio de mecanismos ou softwares, os computadores tentam interagir com elementos e ambientes da mesma forma que o homem, porém com vantagens de uma máquina: os processos são rápidos, precisos e sem erro.
Com os softwares corretos é possível extrair ainda mais informações sobre os candidatos, verificando suas capacidades com mais precisão. Tudo isso ocorre sem mudar a forma como os processos seletivos são feitos atualmente, apenas fazendo uma análise mais profunda.