RH Summit 2024

RH Summit 2024

Principais desafios e lições dos profissionais de Recursos Humanos.

O RH Summit atraiu mais de 2 mil participantes presenciais em São Paulo, além de mais de 30 mil espectadores online, e contou com mais de 100 palestrantes nos dias 4 e 5 de junho.

Durante esses dias de imersão, ouvimos diretamente dos palcos do evento aprendizados importantes de muitos especialistas do setor. Faltava escutar a voz dos RHs visitantes para entender em que pé desta caminhada estavam.

Entre os desafios que escutamos, a busca pela valorização foi a que mais ressoou. Há um forte desejo por parte dos RHs para que seu trabalho seja levado ainda mais a sério.

"É importante que as pessoas recebam e olhem para o RH sem julgamento, realmente querendo ouvir o que temos a dizer."

Tal valorização está na mesma linha em que os RHs usam para mostrar o quanto investir em questões humanas pode impactar as estratégias de negócio.

"Ser profissional de RH tem milhões de desafios, mas o maior é ter que se provar todos os dias e mostrar para a estratégia da empresa qual é o valor das pessoas."

Na visão dos RHs, ser valorizado ajudaria em outro grande desafio, que é engajar colaboradores em um mundo repleto de distrações.

"Há tanto apelo e tantas possibilidades em um mundo onde a vida é tão corrida, que manter as pessoas comprometidas com o trabalho é realmente uma tarefa desafiadora para nós."

O desafio de conseguir o engajamento é ainda maior no caso das gerações que chegam já hiperconectadas. O anseio dos RHs está em integrar as novas gerações e aproveitar seu potencial ao máximo.

"Existe uma ideia propagada de que essa geração não está pronta para assumir essas responsabilidades, mas precisamos quebrar esses pensamentos e convidar a liderança para essa reflexão."

O desafio é ainda maior porque passa pela dificuldade em equilibrar a transformação digital e resultados de negócio sem perder o foco na humanização, uma questão sempre recorrente quando falamos em como obter resultados sustentáveis.

"Precisamos revisitar a essência da área de recursos humanos para que a humanização não fique abaixo desses outros critérios."

Falar de humanização é, sem dúvida, falar do bem-estar, especialmente do tema tão em voga quanto a saúde mental. Um dos tópicos mais mencionados foi como respeitar a parte da vida dos colaboradores que acontece fora dos escritórios.

"O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal reflete de maneira extremamente positiva; as empresas que se preocupam conseguem engajar melhor os colaboradores."

A preocupação dos RHs com a integralidade do bem-estar dos colaboradores obviamente não se restringe às suas atividades fora dos escritórios. Ter um ambiente de trabalho onde cada pessoa se sinta acolhida e incluída fortalece a cultura organizacional.

"A primeira coisa que vem à minha cabeça é o respeito, a empatia, a escuta ativa. Saber olhar o outro como um ser humano, não apenas como um número."

Os RHs nos disseram que este processo de cuidado da saúde mental também passa por projetos corporativos que vão desde o acesso à terapia até o treinamento de lideranças para que saibam se conectar melhor com seus liderados.

"Líderes que se conectem com as pessoas, independentemente de hierarquia, que ouçam realmente o que está por trás daquele ambiente de trabalho para conseguir se conectar."

Para os RHs conexões potentes são as principais responsáveis por manter times unidos, motivados e felizes. Sendo assim, o engajamento dos colaboradores é maior, tornando as iniciativas de bem-estar mais efetivas.

"Gostaria de ver o engajamento dos meus times, lideranças fortes e uma equipe unida, para que todos fiquem mais felizes no trabalho."

Com tantas tarefas, ter ferramentas adequadas para medir a produtividade e a satisfação dos colaboradores torna-se importante, assim como a necessidade de otimizar o trabalho, pois não só facilita o dia a dia, como dá ao profissional de RH uma posição mais relevante.

"Dados para que eu tomasse decisões mais acertadas e ser reconhecida realmente como uma área estratégica da organização."

Em suma, o RH Summit não foi apenas um evento, mas sim um marco na busca por uma gestão de recursos humanos mais eficaz e humana. Agora, mais do que nunca, é hora de agir, implementar mudanças e transformar esses aprendizados em ações concretas.

Juntos, podemos construir um futuro onde o trabalho seja não apenas uma obrigação, mas sim uma fonte de realização e felicidade para todos.


Invista na saúde e bem-estar da sua equipe

Garanta 20% de desconto no Zenklub para sessões de terapia e coaching, além de ferramentas inovadoras de saúde mental no trabalho. Aproveite também a isenção da taxa de setup na Conexa Saúde e tenha acesso a uma plataforma completa de telemedicina e consultas médicas. Promoção válida apenas no mês de junho para as primeiras 20 empresas que adquirirem, acesse aqui.

Léo Kaufmann

CEO e Curador do RH Summit | Palestrante Fogo no Parquinho🔥🧯 | Mediador | Influenciador de RH | 6° LGBT+ 🏳️🌈 mais seguido do LinkedIn BR | Falando do mundo corporativo de um jeito NÃO tão corporativo

7 m

Zenklub e William Ávila 🏳️🌈 obrigado por serem parte do RH Summit e por fomentarem conosco essa pauta tão importante!!!!

William Ávila

Comunicação | Marketing | Estratégia | B2B | Aquisição de clientes

7 m

Léo Kaufmann 💜💙

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Zenklub

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos