Rigidez do Ego
Quantas incertezas pairam no ambiente de trabalho? Muitas, e diariamente.
Dia a dia é um tal de aprende-reaprende. Erra, acerta. Ansiedade bate, frustração ganha voz, mas crescimento e reconhecimento vem junto. Acredite!
O que quero dizer é que não há necessidade de perfeição - ok, é bom pra caramba fazer tudo perfeitinho - mas sejamos honestos, isso é inviável o tempo todo. Não temos o controle ou domínio de tudo e, que bom! Senão o outro na nossa vida seria uma grande inutilidade. Então se questione: "O que faço de melhor e que pode agregar o outro? E o que esse outro tem de incrível e que pode contribuir pra minha evolução?".
Compartilhem informações! A vida é troca! Mas tem uma coisa: se um de vocês não faz isto, me diz, é por quê? Medo do outro, amanhã, estar melhor que você? I-LU-SÃO!
Recomendados pelo LinkedIn
Saiba: a sua entrega não depende somente de você, tampouco o seu sucesso mirabolante. Depende do seu Líder, do seu colega, da empresa que disponibiliza as ferramentas necessárias pra que você possa executar tranquilamente o que lhe foi atribuído.
Errou? Sem problemas! Errou fazendo o seu melhor! Olhe pro lado e veja quem pode te ajudar, quem irá te apoiar e dizer: "Calma, vamos consertar isto juntos e, na próxima vez você deve fazer assim pra não ter esse retrabalho ou impactar o time". Ah, e se não tiver ninguém ao olhar pro lado, arrume as malas e vá pro embarque. Precisa de ferramentas melhores? Percebe uma baixa cooperação? Sinalize!
Muito das inseguranças são desencadeadas por crenças, lembre-se. Portanto reflita e busque dentro de você o motivo das suas autoexigências.
Dica: crie uma lista de respostas pra pergunta "o que acontece comigo se eu falhar?". Faça contato visual com o resultado, tente identificar situações que passou e que te causaram sentimentos de constrangimento. Assim você vai começar a enxergar onde o gatilho dispara. Depois, pense e tente acessar a veracidade destes sentimentos, se são reais, seus, ou se são baseados na interpretação que você faz sobre a percepção do outro em relação a você.