Robots in the Crowd

Robots in the Crowd

Robôs na multidão é um assunto que tem recebido atenção por parte dos pesquisadores envolvidos no tema robótica, pois considera-se que os robôs podem agregar valor no apoio aos usuários em ambientes compartilhados ou públicos. Os estudos são basicamente voltados à interação que os robôs podem ter com os seres humanos. Tais robôs devem se movimentar, de maneira autônoma, em ambientes onde há grande concentração de pessoas, sejam estes ambientes fechados ou abertos.

A navegação autônoma trata da capacidade do robô móvel de se locomover no ambiente, sem a necessidade de intervenção humana, de forma eficiente e segura. A partir da representação dos obstáculos do ambiente em um modelo (mapa), o robô se locomoverá da sua configuração (posição) inicial para uma configuração final, desviando-se de obstáculos e buscando, idealmente, percorrer o melhor caminho.

O termo SLAM (Simultaneous Localization And Mapping ou Mapeamento e Localização Simultâneos) se originou em 1986 na Conferência de Robótica e Automação do IEEE, em São Francisco, com a discussão sobre métodos de localização e mapeamento. Mapeamento e Localização simultâneos é uma técnica usada pelo robô móvel para construir e gerar um mapa do ambiente que explora. O mapa criado é usado para calcular e estimar sua posição e trajetória no espaço. A vantagem do SLAM é que ele é capaz de gerar um mapa geometricamente consistente do ambiente e identificar a localização do robô, simultaneamente.

Estes se tornaram os principais fatores que tornam o SLAM a técnica mais apropriada no campo de robôs móveis autônomos, por exemplo em AGV´s, que esta tecnologia esta cada vez ganhando mais espaço.

Marcus Winkler

Diretor na RCP- Recuperadora de Crédito | Desenvolvimento de Negócios

1 a

👍👍👍

Israel Pachione Maziero

Proprietário(a), Maziero & Morais Advogados Associados

2 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos