A Roda da Mudança !!!
Que tal dar uma sacudida nos neurônios, no jeito de pensar?
A maioria das pessoas vive em uma zona de conforto, de continuísmo mental, o que dificulta muito a percepção de novas oportunidades e caminhos para melhorias.
Mas, mesmo assim, quase todo mundo gostaria de ter uma vida emocionante, com mais realizações. Só que, de certa forma, temos medo de agarrar o touro pelos chifres. Preferimos a segurança da nossa rotina, mesmo que sonhando com mais oportunidades. Isso só pode terminar em frustração, pois querer o novo e agarrar-se ao antigo não funciona.
Normalmente esperamos pelo momento perfeito para fazermos as coisas, mas dificilmente este momento chega. Uma boa forma de percebermos possibilidades de mudanças é justamente enfrentarmos as fontes de continuísmos e nos desafiarmos a pensar em alternativas.
Se o que normalmente fazemos é rotina, repetição e mesmice, é sinal de que estamos precisando pensar, usar nossa criatividade. Naturalmente, com o passar do tempo, acabamos atrofiando a capacidade criativa por falta de uso. É como se enferrujássemos nosso cérebro. Ele acaba ficando preguiçoso.
Para dar uma chacoalhada no cérebro, é preciso definir novos desafios, que nos tirem da zona de conforto.
O que nos dá medo também nos faz crescer. Definir prazos apertados, curtos, pois o senso de urgência nos leva a pensar em alternativas. Se sempre temos mais uma semana para entregar o trabalho provavelmente nunca o entregaremos.
Pablo Picasso dizia que: “todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição”.
Então, para aproveitarmos o potencial criativo, precisamos criar a coragem para partir na direção do desconhecido, e fazer o que deve ser feito com as ferramentas que dispomos.
Quando se tem vontade, todos os dias são perfeitos para fazer algo novo.
O importante é dar o primeiro passo.
Por isso, que tal começar a pegar o touro pelos chifres e movimentar a roda das mudanças?