Rodrigo Mangerotti – um executivo diferenciado!
Crédito: Marden Couto.

Rodrigo Mangerotti – um executivo diferenciado!

No inverno de 1977, mais precisamente no dia 02/Agosto, em Belo Horizonte, o jovem casal Reinaldo Soares e Emilia Mangerotti tiveram a felicidade de se tornarem pais de um menino, a quem batizaram por Rodrigo Mangerotti.

O que o casal nem de longe imaginava é que aquele menino construiria ao longo da vida uma das mais brilhantes e honradas trajetórias da indústria turística brasileira, como veremos a seguir.

Antes, preciso esclarecer que, a exemplo do colega Pedro Bial, autor da biografia do também jornalista e seu patrão por muitos anos, Roberto Irineu Marinho, não faltaram críticos de plantão dizendo que ele ao falar do ‘Sr. Roberto’ mais parecia um filho falando do pai por quem nutria intensa admiração. Pois, biografia que se preze expõe os podres, as mazelas, as fraquezas etc. E o livro do Bial, sensacional diga-se de passagem, era só elogios a figura do magnata das comunicações. No meu caso, ao falar de Rodrigo Mangerotti, um amigo por quem tenho profunda e sincera admiração, confesso que também tenho dificuldades de apontar defeitos. Embora todo ser humano os tenha, deixarei essa mesquinha tarefa para os invejosos...rs...

Lembro como se fosse hoje, eu atuava na Beija-Flor Turismo – icônica operadora de tours rodoviários, quando num dos Salões de Turismo promovido pela ABAV-MG, conheci o Rodrigo atuando em início de carreira na Delusa Hotéis, sob a batuta da competente Cleuza Salvador – uma das damas do turismo nos saudosos anos 90. Dali por diante nossos caminhos foram só se estreitando.

Como bem dizia Guimarães Rosa “É junto dos bãos que a gente fica mió!”, a vida foi nos apresentando pessoas maravilhosas e, que tínhamos a felicidade de ter como amigos em comum. Pra não ser injusto, citarei apenas duas destas: O Prof. Cristiano Lopes – hoje um dos maiores palestrantes do Brasil; e Sandra Souto – Professora de Hotelaria; isso no riquíssimo universo acadêmico do Curso de Turismo da Faculdade Newton Paiva, na efervescente unidade da Av. Catalão, ali no Bairro Caiçara, zona noroeste da capital mineira.

Como não poderia ser diferente a vida andou e, para o Rodrigo Mangerotti, galgando cada vez mais espaços: dali veio a Accor Hotels, a Rede San Diego (Hotéis Arco), onde merecidamente alçou sua primeira diretoria assumindo como Superintendente Geral. Importante ressaltar a pujante expansão da Rede Hotéis Arco sob o seu comando e, após quase uma década, seu regresso a Accor.

Na bandeira francesa foi um dos responsáveis pelos anos dourados do Mercure BH Lourdes, empreendimento que marcou época na zona sul da capital mineira. Ali Rodrigo desenvolveu habilidades gerenciais únicas e que o catapultaram, novamente por justo merecimento, a inaugurar o belíssimo Novotel Savassi – uma unidade site com o Ibis Av. do Contorno esquina com Av. Getúlio Vargas – localização imbatível no coração da Savassi em Belo Horizonte. Era o produto certo, nas mãos do executivo certo e, portanto, o resultado é esplendoroso e salta aos olhos até dos mais descrentes.

Neste interim, o Cruzeirense que não perde um jogo do seu time preferido, Pai apaixonado de dois filhos, Pedro e Antônio – frutos do seu primeiro casamento, refez sua vida e casou novamente.

E, agora em maio de 2023, aos 45 anos (não confunda com 45 do segundo tempo...rs...), anunciou sua saída do Novotel Savassi. Um susto para os jornalistas mais atentos, em especial os integrantes da Abrajet MG – Associação dos Jornalistas de Turismo. Para o bem de todos, tudo não passou de um susto.

Na mesma semana Rodrigo Mangerotti apresentou seu sucessor no comando nas unidades da Savassi: Anderson Bastos, outro talento que falaremos em artigo específico em breve nesta coluna. Para alegria dos admiradores do seu trabalho, Mangerotti já despacha de São Paulo, onde assumiu a Diretoria de Operações da Accor para algumas áreas de MG, SP e PR.

Aos que acreditam que ser honesto, honrado, respeitar seus subordinados, seus pares e buscar tem uma atuação ilibada, possa parecer algo ultrapassado, eis um exemplo admirável que tenho a oportunidade de ser testemunha viva!

Rodrigo tem dezenas de atributos, mas destacarei alguns que contribuíram para o sucesso alcançado: a forma elegante no trato, muito afável com todos que o cercam; a excelente relação que sempre cultivou com a imprensa e as entidades de classe do turismo, certamente fizeram dele referência na hotelaria mineira, quiçá brasileira!

Pode soar estranho, mas não custa lembrar que ‘ser do bem’ ainda é uma grande opção! Parabéns ao Rodrigo pelas conquistas e que venham muitas outras!

Forte abraço a todos e As-Salam Alaikum!

*Gio Ahmad.’. – além de empresário dos ramos hoteleiro e imobiliário, é Jornalista Profissional (DRT 18176/MG) especialista em Turismo & Hotelaria.

Contatos: @linkedin/in/gioahmad ou @jorgioahmad

👏👏👏

flavia araujo

Socia Diretora na Rede San Diego Hoteis / Arquiteta na Flávia Araújo Arquitetura de Interiores / Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis MG

1 a

🚀🚀🚀🚀🚀🚀

Letícia Borges

GESTÃO ADMINISTRATIVA E EMPRESARIAL - Gerência Geral, Gestão de Pessoas e Administrativo Financeiro

1 a

Mangerotti sempre arrasa! Excelente ser humano e profissional! Parabéns Chefe! Que Deus continue te abençoando sempre! 🙏

Francisco Melo Cid

Gerente Geral Nacional Inn Jaraguá SP | Formado em Hotelaria e Pós-graduado em Gestão Estratégica do Capital Humano pela FAAP

1 a

Texto lindo hein!!!

Rodrigo é sem dúvidas um ícone da hotelaria. Pessoa impar que leva consigo um exército de amigos, seguidores e admiradores, como eu.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gio Ahmad.'.

  • Gestão Hoteleira em crise existencial*

    Gestão Hoteleira em crise existencial*

    Alguns anos atrás, numa das Edições do Conotel em São Paulo, tive o privilégio de assistir a brilhante palestra do…

    2 comentários
  • Hospitalidade notabiliza o verdadeiro Hoteleiro

    Hospitalidade notabiliza o verdadeiro Hoteleiro

    Toda hospedagem pode, e deve ser, um momento acima de tudo prazeroso. Se partirmos da premissa que todo hotel vende…

    3 comentários
  • Hotelaria = Gente: quanto vale mesmo um bom profissional?

    Hotelaria = Gente: quanto vale mesmo um bom profissional?

    Quem nunca ouviu a famosa máxima “Banco é gerente! Se trocam o gerente da sua conta, o serviço cai. Ai a solução é…

    11 comentários
  • Hotelaria com e sem eventos

    Hotelaria com e sem eventos

    Cias hoteleiras como Bourbon Hotéis, Tauá Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, The Royal Palm Plaza Hotéis &…

    6 comentários
  • A&B na hotelaria – terceirizar ou não?

    A&B na hotelaria – terceirizar ou não?

    Consenso entre hoteleiros Brasil afora e, também nos países vizinhos, a área de Alimentos e Bebidas (A&B) é…

    5 comentários
  • Gestão de RH na Hotelaria define o sucesso ou insucesso do hotel!

    Gestão de RH na Hotelaria define o sucesso ou insucesso do hotel!

    “Quem não gosta de gente deveria procura outra coisa pra fazer enquanto é tempo! Hotelaria é gente o tempo todo!”, já…

    16 comentários
  • Hotelaria e a difícil relação com o STG

    Hotelaria e a difícil relação com o STG

    Em sua obra Assassinato de Reputações, Romeu Tuma Júnior – mais conhecido por Tuminha, famoso Delegado de Policia já…

    3 comentários
  • Hoteleiros: mirem-se no exemplo do Ricardo Boechat

    Hoteleiros: mirem-se no exemplo do Ricardo Boechat

    Imagina um profissional que trabalhava num negócio conservador, mídia impressa. Gozava de admiração, prestígio…

    5 comentários
  • Posicionamento de Mercado na Hotelaria, ainda existe?

    Posicionamento de Mercado na Hotelaria, ainda existe?

    Assistimos nos últimos cinco anos uma intrépida invasão das OTA´s (Online Travel Agencies) na forma de comercializar…

    4 comentários
  • Gerência Hoteleira em Crise Existencial

    Gerência Hoteleira em Crise Existencial

    Alguns anos atrás, numa das Edições do Conotel em São Paulo, tive o privilégio de assistir a brilhante palestra do…

    49 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos