Roupa velha: onde e porquê reciclar
Roupa velha: onde e porquê reciclar
Uma das formas mais conhecidas e difundidas de exercer a consciência ambiental é a reciclagem. Em uma cidade, onde o processo de produção e consumo de materiais é constante e, por vezes, sobrecarrega a capacidade de aterros e outros pontos de despejo, a reciclagem é um processo fundamental para reduzir a proporção dos danos desse sistema de produção sobre o meio urbano e seus habitantes. Desta forma, vale a pena observar aqueles produtos que não utilizamos ou queremos mais e procurar locais adequados para sua reintegração na cadeia produtiva.
Um produto que está sempre presente no nosso dia-a-dia e requer atenção especial no processo de reciclarem são as roupas. Certos tecidos não devem ser descartados em meio ao lixo comum das residências ou comércios, mas podem ser reciclados por instituições capacitadas. Esse é o caso das roupas de lã, jeans, algodão e dos retalhos de tecidos. Outros tecidos representam maior complexidade para o processo de reciclagem, como o poliéster, por conter fibras de origem fóssil, com difícil decomposição quando misturados a outros materiais, ou os tecidos de couro legítimo ou sintéticos.
Sendo assim, podemos participar do movimento de reciclagem de roupas procurando por pontos de coleta na cidade e nos certificando de que os tecidos levados podem ser reciclados e estão em condições adequadas para o processo. Existem movimentos diversos, em geral promovidos por lojas de roupas, que cuidam da logística de recolhimento e reciclagem dos produtos. Alguns exemplos são o Movimento ReCiclo, o Ecoestilo, a Reserva Circular, o Cottton Move e o Meias do Bem. Nesses casos, é sempre importante verificar, no site das organizações ou nas lojas onde são coletados os materiais, quais tipos de peças são aceitas.
Recomendados pelo LinkedIn
Por fim, considere também a doação de roupas em bom estado e a utilização de roupas por períodos maiores de tempo, evitando ,sempre que possível, a participação em movimentos de consumo intensivo, como o Fast Fashion.