Roupas ainda influenciam o sucesso profissional?
Ricardo Almeida - Foto divulgação

Roupas ainda influenciam o sucesso profissional?

Estudos revelam que sua escolha de vestuário não apenas molda sua autoimagem no ambiente profissional, mas também tem um efeito profundo e direto em sua eficácia e desempenho no trabalho.

Pesquisadores realizaram diversos estudos para entender como nossas roupas afetam nosso comportamento e autoimagem. Descobriram que muitas vezes associamos nossa aparência estética à nossa atratividade pessoal. Além disso, usamos nossas roupas para nos integrarmos a um grupo, seguindo suas normas, mas também buscamos nos destacar através de roupas distintas.

Uma pesquisa analisou como nossas roupas influenciam nossas decisões no mundo real. Recrutaram funcionários de escritórios sul-coreanos sem um código de vestimenta específico, permitindo que escolhessem o que vestir para o trabalho. Cada participante preencheu três questionários diários por 10 dias seguidos. Os resultados mostraram que quando os funcionários se sentiam bem com sua aparência e suas roupas eram assertivas, sua autoestima aumentava, tornando-os mais produtivos e propensos a atingir metas. Da mesma forma, quando as roupas os ajudavam a se encaixar nas normas do escritório, isso também impulsionava sua produtividade, especialmente durante interações regulares entre colegas.

Os pesquisadores ressaltam que, embora as roupas não sejam o único fator determinante fracasso de um dia de trabalho em um ambiente conhecido, o impacto positivo na autoestima é notável. Esse aumento na produtividade é equiparado ao resultado de um planejamento adequado das atividades diárias, enquanto o desalinho no vestuário é comparado a experiências desagradáveis de tratamento, que baixam sua autoestima.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo Brandstore

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos