Série de artigos - A forma adequada de procurar um novo emprego - Art. 11

Série de artigos - A forma adequada de procurar um novo emprego - Art. 11

Qual a real importância do currículo num processo de transição de carreira? 

Em primeiro lugar, entenda que um currículo não tem o objetivo de contar sua vida profissional. Ele é uma peça de marketing e, como tal, tem a função de atrair a atenção de quem está contratando, seja este um Headhunter ou um selecionador de Recursos Humanos.

Fazendo uma analogia, as organizações investem tempo e energia no desenvolvimento de seus catálogos ou sites, de forma a que estes apresentem ao mercado suas competências essenciais, aquelas que traduzem o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que impactam nos resultados organizacionais, sejam estas produtos ou serviços. Essas competências têm valor percebido pelos clientes, os diferencia dos concorrentes (são difíceis de imitar) e aumentam a capacidade de expansão no mercado em que atua.

Dentro deste conceito, é fundamental que você também invista tempo e energia para desenvolver uma das principais ferramentas de marketing que possui para a sua transição de carreira – o seu currículo. Porém, ele é um complemento ao seu programa de contatos pessoais (networking), e jamais o substituirá. Neste sentido, não encaminhe seu currículo para as pessoas de forma aleatória, só porque são seus contatos. Se pensar bem, verá que, quando recebia currículos de seus contatos, não os guardava numa pasta, mas sim os direcionava para a lixeira. Você deve encaminhar, sim, apenas para Headhunters ou quando solicitado para que participe de algum processo seletivo.

Quando um profissional me encaminha seu currículo e pede para que eu o avalie, normalmente só é passível de avaliação o seu formato, ou seja, a disposição das informações nele contidas. Digo para a pessoa que é impossível avaliar se o conteúdo reflete exatamente suas maiores competências e se ali estão descritas suas melhores histórias de sucesso, que comprovam tais competências. O currículo, portanto, deveria refletir as suas principais competências descritas através de suas histórias de sucesso que foram alcançadas em sua trajetória profissional. Logo nas primeiras linhas o selecionador já deveria encontrar os motivos que o levariam a convidá-lo para uma entrevista.

Veja, é uma peça de marketing para atrair a atenção.

Portanto, dedique tempo e energia para preparar um currículo que realmente descreva suas principais competências, traduzidas no que você pode vir a fazer numa organização.

No próximo artigo irei falar sobre sua decisão de buscar uma nova oportunidade no mercado. Até lá!


Adriana Cavalcante

Consultora de Transição de Carreira e Recolocação Profissional/ Especialista em Carreira/ Marca Profissional/Autora/ Coordenadora Editorial

3 a

Acompanhando todos!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos