Série "Harry e Meghan: Um Amor Real & Empresa Familiar

Série "Harry e Meghan: Um Amor Real & Empresa Familiar

A série da Netflix "Harry e Meghan: Um Amor Real" é um drama baseado na história do romance entre o príncipe Harry, membro da família real britânica, e Meghan Markle, uma atriz americana e ex-duquesa de Sussex. 

Considerei a série muito interessante para fazer uma correlação com Empresas Familiares. Convido você, que é de uma família empresária a refletir sobre alguns aspectos que a série nos possibilita: 

1 – PAPÉIS NO GRUPO: Fácil de observar os movimentos grupais estabelecidos na dinâmica familiar. O primeiro que podemos abordar é a inclusão de novos membros no grupo familiar, Meghan foi incluída na família real, tinha atitudes diferentes do que era comum naquele grupo, com experiências de vida que, em muitas situações se diferenciava da família real.

Como é a chegada dos(as) escolhidos(as) na sua família? Como esse(a) escolhido(a) se envolve com os negócios da família? Os(as) escolhidos(as) representam a família?

2 – O PODER DO SISTEMA: Outro aspecto observado é a relação de poder de uma instituição, o que trouxe tensão entre a família real e Harry e Meghan. Os mesmos procuravam se afastar das obrigações reais tradicionais e estabelecer uma vida independente, o que gerou muito desconforto. Harry e Meghan tentaram negociar sua posição dentro da família real e buscar mais controle sobre suas próprias vidas, enfrentando resistência e oposição por parte da instituição monárquica. 

Qual é a força do sistema familiar que é soberana? Qual é o poder do sobrenome da sua família empresária? Como são criados e preparados seus sucessores? Como educam seus filhos com o sobrenome conhecido na região que atua? 

3 – RITUAIS: Os rituais são elementos importantes na vida de uma empresa familiar e podem ser vistos como uma forma de preservar a identidade e os valores da empresa ao longo do tempo. Na série Harry e Meghan, também há uma forte presença de rituais e tradições, a importância dos rituais na vida da família real britânica, que é uma instituição profundamente arraigada em tradições e protocolos. Harry e Meghan tinham que aprender e seguir essas tradições, mesmo quando eles discordavam. 

Quais são os rituais que a sua família empresária não concede? Que valores são representados pelos rituais praticados? Quais são os protocolos que ajudam a manter a coesão e a estabilidade da empresa ao longo do tempo?

4 – CONFLITOS: A série mostra como os rituais podem ser fonte de tensão e conflito dentro de uma família ou organização. Harry e Meghan são retratados como desejando se afastar das obrigações reais tradicionais e estabelecer uma vida independente, o que os coloca em conflito com a família real britânica e suas tradições. Inclusive o casal era castigado por não cumprir o protocolo da família. Da mesma forma, em uma empresa familiar, pode haver conflitos entre membros da família sobre a importância ou a validade de determinados rituais ou tradições.

Quais são os geradores de conflitos da sua família? E na sua empresa familiar? Os conflitos são transferidos para a empresa? Você utiliza comportamentos que premiam ou castigam as pessoas diante de determinada atitude?

5- SUCESSÃO: Os rituais podem evoluir e mudar ao longo do tempo. Harry e Meghan são retratados como desejando modernizar a monarquia britânica e torná-la mais inclusiva e relevante para o mundo atual. Da mesma forma, uma empresa familiar pode precisar adaptar seus rituais e tradições para se manter relevante em um ambiente empresarial em constante mudança.  

Como são desenvolvidos os sucessores? Quais espaços são permitidos para novos ritos e protocolos?

Os protocolos familiares são atualizados?

Como funciona a Governança?

Se você gostou e viu a série me conta o que observou. Vou gostar de trocar com você. 

#possibilitaconsultoria #empresafamiliar #sucessão #familiaempresaria #rituais

Lauria Beatriz Rodolf

Consultora Carreira e Negócios|Consultora Organizacional|Mentora|Coach Carreira|Professora|Apaixonada por lidar com pessoas e ver seus resultados

1 a

Não vi a série, mas apreciei tua análise. Conheço um pouco da historia da família real citada. Também muito interessante teus questionamentos. Vale a reflexão. Abraços.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos