Síndrome da Segunda-feira, já ouviu falar?
Sabe aquele desânimo que muita gente sente no primeiro dia útil da semana? Uma preguiça de começar tudo outra vez? Já sentiu ou sente isto? Pois é a tal Síndrome da Segunda-feira.
Muitas vezes o sentimento de desânimo ou angústia começa no domingo. Só de pensar que o fim-de-semana está acabando e amanhã tudo começa outra vez, muita gente sente um desconforto que pode ser até físico. Tristeza, ansiedade, dor de barriga, taquicardia. Tudo isto porque a segunda-feira tá logo ali!
Estes sintomas têm uma relação com o sentimento de que os dias úteis são monótonos, chatos. Também tem a questão de que teremos que lidar com atividades que nos desmotivam, são rotineiras ou repetitivas, mas também que teremos que lidar com pessoas, principalmente no trabalho, que são difíceis, que exigem um esforço maior... Enfim, precisamos trabalhar na segunda-feira!
Os sintomas não são só psicológicos, têm relação com o nosso metabolismo. Como nos fins-de-semana a tendência é ter uma rotina mais lenta, o organismo também desacelera, inclusive a produção de alguns neurotransmissores relacionados às sensações de prazer. Quando precisamos acelerar novamente, o organismo sente e aí vem a sensação de irritação e o estresse.
Como lidar com isto?
Uma boa forma é ter um fim-de-semana bom, agradável, em que você realmente descanse e se distraia.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas é bom também entender o que causa esse desconforto?
É importante entender para saber como lidar.
Se este mal estar das Segundas-feiras é recorrente, é importante procurar ajuda. Esta condição pode evoluir para um quadro de burnout, por exemplo.
Se for o seu caso procure ajuda. Eu posso ajudar você a trabalhar estas questões! Qualquer coisa, é só me chamar?