SÍNDROME DE BURNOUT
Mais conhecida também como a Síndrome do Esgotamento Profissional, este Transtorno pode atingir trabalhadores de qualquer categoria e está intimamente ligada a todo tipo de situações que leve ao estresse ocupacional, tais como: Acúmulo de funções e tarefas; insatisfação com as funções que o Profissional executa referente ao seu cargo; repetição de tarefas intelectuais ou esforço repetitivo; pressão hierárquica no ambiente de trabalho, incluindo o assédio moral continuado ou importunações que cause sofrimento psíquico no trabalhador .
Esta síndrome traz ao trabalhador diversos sintomas; nervosismo constante, ansiedade patológica, dificuldades de concentração, cansaço físico e mental excessivo, pensamentos negativos e disfuncionais, isolamento social, insônia, falta de apetite, desesperança, sensação de incompetência, além de vários sintomas de ordem orgânica. Problemas gastrointestinais, dores musculares e hipertensão são alguns deles.
A Síndrome de Burnout pode, facilmente, ser confundida com a Depressão ou o Transtorno de Ansiedade Generalizada, tanto pela similaridade dos sintomas como pela sua prevalência entre os trabalhadores. Neste sentido, destaco que a OMS - Organização Mundial da Saúde atribuiu à Síndrome de Burnout o status de uma das doenças mais incapacitantes no mundo. E apesar das semelhanças com outros transtornos aqui citados, pode, facilmente, haver uma conversão ou evolução para a Depressão ou até outros Transtornos Psíquicos mais graves.
É de muita importância que as pessoas se atentem aos sintomas desta patologia, os quais muitas vezes são negligenciados pelos profissionais e pelas Organizações onde estes Profissionais atuam, pois além de incapacitar temporariamente o Profissional, pode trazer prejuízos futuros para a sua carreiras e até para os seus planos pessoais.
Psicólogos e Psiquiatras são Profissionais habilitados a diagnosticar e orientar no tratamento desta síndrome que atinge milhões de pessoas no Mundo. A base do tratamento é a Psicoterapia, no entanto, é necessário que se avalie cada caso muito clinicamente, já que alguns sintomas podem se manifestar em uma pessoa, mas não se manifestar em outra, pois, na maioria das vezes, é realizado um tratamento conjunto de ordem Psicoterápica com Antidepressivos e/ou Ansiolíticos ou até mesmo medicações para a regulação do humor.
Recomendados pelo LinkedIn
Não obstante, vale destacar que atividades que trazem prazer ao Profissional, como a prática de atividade física, viajar, tempo de lazer e socialização, são super aliadas na prevenção e tratamento da Síndrome de Burnout.
Por fim, ressalto o papel das Empresas, Organizações e Instituições, incluindo o Serviço Público, já que grande parte das pessoas acometidas pela Síndrome de Burnout, são Profissionais da Educação, Saúde e Segurança Pública. Áreas na qual o Poder Público predomina. Entretanto, não se anula o fato de as grandes Corporações respeitarem a integridade física e mental dos seus Colaboradores. É necessário quer se tenha, em qualquer ambiente de trabalho, uma política de de saúde do trabalhador eficiente e ativa, na qual se predomina a prevenção e não os afastamentos por Sofrimento Psíquico.
Referência: OMS - Organização Mundial da Saúde.