Síndrome do "Quando..."
Fonte da imagem: Freepik

Síndrome do "Quando..."

No artigo anterior, sobre a síndrome do "E se...", eu falei das pessoas que vivem presas ao passado, que não conseguem viver o momento presente. Porém, existem outras pessoas que também não se conectam com o agora e vivem presas ao futuro.

É claro que estou falando de estar no presente com a cabeça no futuro, e assim como ficar com a cabeça no passado, é óbvio que a pessoa está no presente, mas, não vive em presença. Mas, o que muita gente não sabe é que presença influencia muito na nossa percepção de felicidade.

Quem não conhece aquela pessoa que diz o tempo todo ... quando acontecer isso, ai eu vou ser feliz…. quando der, eu faço isso… quando eu arranjar alguém, ai eu vou sair mais... quando eu ganhar mais dinheiro, eu vou me divertir...

Esse tipo de pessoa fica adiando a felicidade à espera desse futuro que não chega. Do contrário, se ela deseja algo, ela precisa ter comportamentos, fazer escolhas que a levem para o que ela quer. Assim, se ela quer arranjar um amor, talvez seja mais interessante sair de casa para ter oportunidade de conhecer alguém; se ela quiser se divertir, talvez seja mais animador começar da forma que for possível, pois talvez ela não esteja ganhando mais dinheiro exatamente porque fica estressada, não consegue ver as oportunidades que surgem e se estivesse se divertindo estaria mais relaxada.

Isso acontece porque a pessoa não aceita como sua vida está no presente, como está agora, ou como esteve até então, e, na ansiedade de ver mudanças, fica o tempo todo colocando condições para fazer aquilo que quer, aquilo que gosta e para ser feliz.

A questão é:

O único momento possível de se viver é o agora e é o único momento onde as coisas acontecem ou que tem possibilidade de acontecer.

Assim, colocar condições futuras para a fazer aquilo que teoricamente, para a pessoa a faria estar melhor e mais feliz é adiar felicidade. Porque, felicidade é um sentimento, e sendo um sentimento, só pode ser sentido no momento presente, agora.

Você já reparou que boa parte das coisas que a gente adia a gente já tem condições de fazer com o que tem, com o que já somos ou já sabemos?

Vamos para a pergunta que não quer calar: e por que que não faz o que quer se já tem algumas condições que possibilitam ao menos começar?

Na minha experiência como psicoterapeuta e coaching, tenho observado que para algumas pessoas, esse adiar a vida tem a ver com não se sentir com merecimento suficiente para conseguir aquilo que diz que quer. Para outras pessoas, esse adiamento também tem a função de evitar críticas dos outros, de evitar os comentários de que aquilo que fez está ruim ou mal feito.

É interessante observar aquela pessoa que diz: "ah, eu só vou fazer tal coisa quando… porque eu só gosto de fazer as coisas todas certinhas…". E acaba enveredando pela praga que vai atrapalhar a felicidade dela.

Talvez você pense: "Sim Julini, já entendi que ficar esperando condições ideais para fazer as coisas é adiar felicidade, mas, o que é que a gente faz com isso?".

Vou compartilhar uma dica infalível que eu também uso, se você se identificar, pode usar também. A dica é: toda vez que você começar a pensar ou falar "ah, só posso fazer isso quando aquilo acontecer", você vai e faz, sem desculpas, sem adiamentos. Percebeu como é simples? Pega o que você tem, pega o que você sabe e faz! Você vai ver que as coisas de que precisa vão surgir porque você já está focada/focado no que quer e já está fazendo.

Assim, se você quer construir sua felicidade, você vai precisar riscar esse "quando…" da sua vida! Que tal experimentar parar o “quando…” e começar a usar o “vou fazer agora”? Me conta como foi para você, vou adorar saber!

Cuida da sua felicidade!

Clique aqui e ouça o meu podcast sobre esse tema.

Abraço, Julini.

Julini Araujo Santos - Palestrante e Coach de felicidade

Psicóloga pela UFBA (CRP 03/06705), Sanitarista (UFBA e SESAB), Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência (Hólon/EBMSP/SESAB), Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), Gestalt-terapeuta pelo Instituto de Gestalt-terapia da Bahia (IGTBa).

Contatos: Whatsapp - Palestras

Leia também:

O que é felicidade?

A grama do vizinho é mais verde?

Descubra a praga que atrapalha sua felicidade!

Medo, frequências vibracionais e greve dos caminhoneiros

Um grande dilema que pode afetar a sua felicidade

Uma crença que pode impedir sua felicidade

Você fala sozinha/sozinho?

Já é tarde?

Você não é lego!

Crítica é natural?

Presença é muito importante!

Leia outros textos...

*** Me acompanhe nas redes sociais ***

Me siga aqui no linkedin

Blog de felicidade --- Facebook --- Instagram --- Youtube --- Twitter --- Podcast

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Julini Araujo Santos

  • Quem manda na sua agenda?

    Quem manda na sua agenda?

    Muitas pessoas se sentem insatisfeitas com a própria vida, desacreditadas de si mesmas, não confiam que sejam capazes…

  • Você primeiro!

    Você primeiro!

    O processo de construção de felicidade requer alguns cuidados para não cair em armadilhas. Uma dessas armadilhas é se…

  • Sua felicidade, sua responsabilidade!

    Sua felicidade, sua responsabilidade!

    Nos dias de hoje, é alarmante o número de pessoas infelizes..

  • 3 princípios básicos do empreendedorismo aplicados na construção da sua felicidade

    3 princípios básicos do empreendedorismo aplicados na construção da sua felicidade

    Muitas pessoas adiam o que dizem que desejam ou sonham, o que as farão mais felizes, por pensarem que não tem as…

  • O fracasso não existe!

    O fracasso não existe!

    Existem pessoas que vivem infelizes, se considerando fracassadas, acreditam que nada dá certo para elas e até que são…

  • Pessoas tipo oceano

    Pessoas tipo oceano

    Existem pessoas que acreditam que a felicidade está fora delas. Vivem à espera de alguém que lhe trará todo amor que…

  • Viver para os outros

    Viver para os outros

    Existem pessoas que vivem preocupadas com outras pessoas, sofrem pelos problemas dos outros e tentam ajudar de todo…

  • Síndrome do "E se…"

    Síndrome do "E se…"

    Muitas pessoas vivem presas ao passado não conseguindo viver o momento presente. Quem não conhece aquela pessoa que diz…

  • Presença influencia muito!

    Presença influencia muito!

    Muitas pessoas vivem uma vida que sentem que não são delas, é como se vissem a vida passar e fossem apenas…

  • Crítica é natural?

    Crítica é natural?

    A crítica tem sido cada vez mais usada no nosso cotidiano, no trabalho ou na vida pessoal. Todo mundo já recebeu alguma…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos