Saúde Emocional e Preconceito
grislab.com.br

Saúde Emocional e Preconceito

De alguma forma, temos falado muito sobre Saúde mental nos últimos tempos. Seja na TV, nas rodas de conversa, nas empresas ou nos consultórios, estamos em busca de um entendimento maior sobre os impactos do equilíbrio emocional na nossa vida.

No último Domingão do Faustão, a cantora Marília Mendonça mandou um abraço para todos os psicólogos, assumiu que está fazendo terapia, que isso a ajuda muito e a deixa orgulhosa e mais calma.

O casal Beyoncé e Jay-Z divulgou que faz terapia buscando um relacionamento mais saudável e fortalecido.

O ator Mateus Carrieri, ex A Fazenda, também falou publicamente sobre questões que está trabalhando em terapia após sair do reality.

Atualmente, no BBB 21 estamos vendo tantas questões que poderiam ser “visitadas” em terapia... e constatando como não conhecer bem e saber lidar com as emoções pode trazer prejuízos para o convívio social e gerar muitos transtornos pessoais e profissionais.

A importância da saúde mental é tão falada, mas ainda hoje fazer terapia é algo que  encontra resistência por conta de antigos estereótipos e do estigma que ainda envolve os transtornos mentais. Isso foi inclusive tema da redação do Enem desse ano.

Distúrbios psicológicos ainda são vistos com preconceito? Por algumas pessoas, sim. Isso causa muito sofrimento para quem sente que não está bem, mas teme procurar ajuda ou mesmo verbalizar suas dores. Há medo do julgamento e de ser rotulado.

Dentro de empresas a situação é ainda mais complexa, pois nem todas têm uma política de acolhimento e entendem a importância de promover a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.

Estamos falando de taxas de cerca de 10% da população brasileira apresentando ansiedade, de 5% depressão e cerca de 30% dos trabalhadores apresentam a síndrome de burnout (esgotamento pelo trabalho). Então precisamos falar cada vez mais sobre isso e entrar em ação buscando formas para promover a saúde emocional e o bem-estar na sociedade.

Assim como nos períodos pós-guerra,  ainda vamos sentir os efeitos psicológicos do isolamento e tudo o que vivemos nessa pandemia. O ano de 2021 será um desafio para todos.

Depressão, ansiedade, burnout (e outros transtornos) não são frescura, falta de Deus, fraqueza, falta de força de vontade ou uma tristeza natural e passageira. Nada disso vai passar só com uma conversa com um amigo, um livro de auto-ajuda ou uma linda viagem. É preciso investigar as causas e rever certos padrões que podem estar adoecendo as pessoas. Isso se aplica também a empresas, pois cada vez mais os estudos (e a prática) constatam a importância de um ambiente saudável para o bem-estar dos colaboradores e o impacto disso até na produtividade das organizações.

Hoje temos várias opções para cuidados com a saúde emocional: terapia particular em consultórios, por planos de saúde, em grupo, online, aplicativos e até serviços gratuitos de acolhimento por conta da pandemia (uma ou duas sessões, geralmente). O mais importante é não se envergonhar por não estar se sentindo bem ou por precisar de uma ajuda para se desenvolver como pessoa e/ou profissional.

Esse momento que estamos vivendo, está mexendo muito com a saúde emocional de todos e essa conscientização sobre a importância de se cuidar das emoções é primordial para que possamos sair dessa fase inteiros.

Que o que está sendo visto 24hs em rede nacional na mídia sirva para ajudar a combater o preconceito em relação aos distúrbios emocionais e a busca por ajuda profissional seja vista de forma natural, como nos momentos em que precisamos ir ao oftalmologista quando não enxergamos bem ou ao nutricionista quando queremos aprender a comer de forma mais saudável.

#saudeemocional

#bbb21

#afazenda

#depressão

#ansiedade

#burnout

#bem-estar

#domingãodofaustão

#mariliamendonça

#enem

#terapia

William Tadeu

Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.

2 a

Excelente, Katia :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos