SAÚDE MENTAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM.
De acordo com o Ministério da Saúde ,no Brasil a saúde do trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objetivo a promoção e a proteção da saúde do trabalhador por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores,compreendendo procedimentos de diagnóstico,tratamento e reabilitação de forma integrada.
Com relação ao profissional de enfermagem da área hospitalar,alguns fatores interferem nas suas condições de trabalho.Entre eles encontram o desenvolvimento rápido e continuo da tecnologia na área da saúde;a grande variedade de procedimento realizados; o aumento constante do conhecimento teórico e pratico exigido nessa área;a especialidade do trabalho;a hierarquização;dificuldade de circulação de informação;o clima de trabalho negativo;papéis ambíguos e falta de clareza das tarefas executadas;o ritmo de trabalho,ambiente físico, estresse do contato com o paciente e familiar; a dor e a morte como elemento que potencializam a carga de trabalho ocasionando a saúde física e mental dos trabalhadores do hospital.
O trabalho de enfermagem tem se apresentando como forma de prazer,mas também de sofrimento. Apresenta-se como fonte de prazer quando trás satisfação pessoal,quando o profissional desenvolve suas potencialidades humanas através do seu oficio e sente-se útil a sociedade.No entanto,quando existe submissão e repressão, o trabalho passa a ser uma mercadoria ou um mero serviço prestado,podendo haver repressão das potencialidades humanas, gerando insatisfação,angustia e sofrimento psíquico.
Os preceitos individuais de cada profissional deve ser avaliado constantemente, não sendo tratado como maquina financeira para a instituição.Além de ser humano o mesmo se desenvolve melhor no ambiente onde é valorizado com o minimo de reconhecimento.
Observamos a visibilidade e importância nunca visto antes do profissional Enfermeiro em situações que envolve grande acometimento da população como estamos vivenciando com essa pandemia.
Não basta só reconhecer em público se pelo outro lado é visível um arsenal de compostura e desvalorização da categoria.
Vemos nos olhos de cada profissional o amor ao próximo(paciente) com sentimentos que vão além de um plantão de 12 horas.Será se o paciente J.M.C já foi de alta?Piorou o quadro clinico?Não acredito que faleceu!!Como assim ele estava bem no plantão passado!Citei alguns exemplos que são rotineiros da profissão que com o passar do tempo leva ao desgaste emocional pelo envolvimento do cuidado.
O profissional de enfermagem deve comprometer investindo no seu bem estar físico e mental tendo como prioridades.O impacto da rotina diária movimentada esquecendo o cuidado de se próprio pode levar consequência irreversíveis.
Acredito em profissionais enfermeiros que a cada dia se supere tornando o mais forte com o proposito de promover saúde de qualidade aos pacientes, não esquecendo que para isso é necessário um cuidado especial cuidar de si mesmo.
Gerente Geral no Itaú Unibanco | MBA em Marketing
4 aAssunto muito pertinente para o momento!