Saúde Mental e Experiência do Cliente: Uma jornada que precisa ser mapeada
Na linha de frente do contato com clientes, nós, profissionais de experiência do cliente (CX), carregamos a responsabilidade de superar expectativas diariamente. No entanto, essa busca incessante por excelência tem seu preço, que muitas vezes é cobrado em nossa saúde mental.
Por isso cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do planejamento, estratégia e operação voltada para os seus clientes.
Em uma cultura de trabalho que prioriza os resultados e a satisfação do cliente, não podemos nos esquecer de que aqueles que prestam esses serviços também precisam de suporte. O burnout, a ansiedade e o estresse são ocorrências comuns, mas ainda assim, o diálogo falamos pouco desse tema por aqui.Vamos conversar mais sobre isso?
Ao longo dos últimos 2 anos temos olhado muito para isso e entendido como isso impacta diretamente na satisfação do cliente.
Quem me acompanha sabe que um dos nossos lemas é colaborador feliz = cliente feliz. Ninguém entrega aquilo que não tem, por isso a ordem é sempre cuide de ti mesmo para poder cuidar do outro.
Para isso, recomendo olhar para os pontos a seguir para tratar da saúde e equilíbrio mental e emocional com o mesmo carinho que se tem com clientes:
1. Reconhecer os Sinais de Burnout e limites do corpo:
O burnout é uma forma de exaustão que afeta não só o físico mas também o emocional e mental, levando a uma diminuição no desempenho e na satisfação profissional. Quando começamos a nos sentir constantemente drenados, ansiosos em relação ao trabalho e menos eficazes, é hora de acender a luz de alerta e buscar uma rota de autoconhecimento. O que está acontecendo com o corpo? Que sinais ele está te dando?
2. Estabelecer Limites Saudáveis:
A disponibilidade constante pode levar ao esgotamento. É essencial estabelecer e comunicar limites saudáveis para a carga de trabalho e o horário de atendimento, aprendendo a dizer "não" quando necessário e a priorizar as tarefas que realmente importam. Aqui no ICF por exemplo, temos um acordo de bem estar com nossos clientes, em que nos limitamos a trocar mensagens e emails dentro do horário comercial.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Praticar Autocuidado:
A nutrição adequada, o exercício regular e um sono de qualidade são os alicerces de uma boa saúde mental. Além disso, incluir atividades que nos trazem alegria e proporcionam descanso mental e emocional, como passatempos e tempo com entes queridos vai ajudar muito. Aqui no ICF temos um programa chamado PRINT do BEM que estimulamos nossos colaboradores a praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, cultivar um hobby e cuidar dos bichinhos.
4. Momento de Gratidão:
No universo de Clientes, onde se lida muito com críticas, reclamações e até resistências internas, não espere por elogios. Se eles vierem, é ótimo. Mas faça o exercício de reconhecer você mesmo o que fez de bom e produtivo ao final de cada dia e exerça sua gratidão. Isso vai reduzir aquela sensação de que você terminou o dia devendo sempre.
5. Participe de uma Rede de Apoio:
Participar de comunidades, sejam elas virtuais ou reais, pode oferecer suporte emocional, compartilhamento de experiências e desenvolvimento profissional. E neste sentido lideramos duas iniciativas para apoiar a comunidade do universo de clientes, a rede Mulheres de CX e a rede Universo C, ambas no telegram e com encontros e trocas muito ricas. São redes que promovem segurança e apoio.
Lembre-se, que para ir longe no CX, a jornada começa dentro de você. Aproveite esse período do ano para avaliar como tem cuidado de si mesmo e trace sua rota para seu próximo ano.
E para empresas que adotam esse tipo de estratégia, só tem a ganhar, colaboradores mais felizes e clientes mais felizes também, mas de maneira SUSTENTÁVEL.
Vamos abrir espaço para discutir saúde mental e adotar práticas de autocuidado. Juntos, podemos fazer a diferença, para nós e para os clientes que atendemos.
Compartilhe nos comentários quais as práticas que você tem adotado para olhar para isso na sua empresa e incentive outros profissionais a aderirem práticas saudáveis também.
Coordenador de Atendimento Corporativo | Home Center Ferreira Costa
10 mConteúdo importante e necessário, parabéns Gisele Paula
Mid-Level Support Analyst (Tier 2) | Analista de ti | Graduada em Analise e desenvolvimento de sistemas |
11 mAmei ❤️
Head of Customer Success
12 mMuito bom o post. Acho que saber identificar seus limites é muito importante e comunica-los de forma clara também. O problema é que existem muitas lideranças que não querem enxergar que algumas pessoas podem estar exaustas mentalmente e acabam agravando o problema. Então acho importante que líderes sejam treinados para ter um olhar mais delicado sobre saúde mental e entender que toda pessoa é um ser diferente e que não vai reagir ou sentir de formas igual; uns somatizam no corpo e ficam mais doentes, outros podem ficar mais nervosos e se tornar reativos, etc. o importante é tentar agir logo que for percebido qualque sinal dessa exaustão e até mesmo implementar práticas para “desopilação” no dia a dia dos colaboradores. Obrigado por compartilhar e dar visibilidade a esse tema tão importante. Abs
Trade Marketing | Experiência do Cliente | CRM | Relacionamento com Cliente | Customer Success
1 aSempre sensata 👏👏👏
Comercial | B2B |
1 aConteúdo necessário!