Saúde mental em tempos de Covid-19
A pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil de forma furtiva e inexplorada. Com o primeiro caso confirmado em Fevereiro de 2020 e, atingindo de forma massiva a população um mês depois, profissionais e empresas viram-se impotentes diante do "desconhecido", adotando então as medidas mais seguras e necessárias ao momento.
Em virtude dessas medidas, muitas pessoas passaram a lidar com novas formas de trabalho, afastamentos temporários de suas ocupações e, principalmente, com sentimentos desconfortantes como insegurança, incerteza e ansiedade. De fato, um momento difícil que exige muito equilíbrio e controle das emoções.
"Mas, como manter uma mente saudável diante de tantas notícias ruins?"
"Como me sentir seguro, sem ao menos saber quando poderei voltar ao trabalho?"
"Como lidar com as crises de ansiedade com tanto tempo ocioso?"
Antes de procurar tutoriais sobre "como se manter produtivo em casa" ou "como ocupar a sua mente na quarentena", é necessário entender que existem dias e dias, e todos são importantes. Existirão dias em que você se sentirá motivado a ler seus e-mails, iniciar um curso online, aprimorar seu Excel e praticar seu Inglês. Mas, eles serão sucedidos por outros, nos quais assistir ao noticiário pela manhã o deixará com humor melancólico e deprimido, olhar para seu uniforme de trabalho no guarda roupas te trará preocupações e, até uma simples atividade como cozinhar para a família não terá o mesmo prazer. Ambos são importantes e produtivos, é saudável reconhecê-los e enfrentá-los com verdade.
Para manter a saúde mental em tempos de crise é necessário, primeiramente, reconhecer que nem tudo depende de esforços individuais, embora sejam necessários. Planejar o dia e realizar muitas atividades é tão saudável quanto ficar em silêncio e ter preocupações.
Mas, caso seu humor permaneça predominantemente melancólico, a ansiedade e a preocupação se tornarem excessivamente angustiantes, existem algumas alternativas que podem fazer a diferença neste momento.
- Estabeleça uma rede apoio: pessoas nas quais você pode confiar e se abrir de forma genuína.
- Se desafie a ressignificar hábitos e relações que não agregam ou trazem tranquilidade.
- Tente manter uma rotina diária, mas não se sinta culpado caso as coisas não aconteçam como planejado.
- Procure estar informado sobre o cenário econômico e sanitário que influenciam no seu modo de vida, evitando excessos que podem gerar ansiedade e insegurança.
- Em caso de crises, não hesite em procurar ajuda de profissionais. Você é o projeto mais importante em que deve trabalhar.
Por fim, entenda que ciclos são espaços de tempo durante os quais coisas ocorrem e se completam. Este ciclo também irá se completar e você chegará ao final dele mais forte, mais consciente de si mesmo e mais preparado para iniciar um novo tempo. Sendo assim, confie no processo e acredite em dias melhores.
Ana Carolina Fausto | Psicóloga & Analista de Recursos Humanos
Nissan Motor Corporation
3 aParabéns Ana Carolina Fausto
Psicóloga Clínica
4 aParabéns pelo artigo, Ana! Muito esclarecedor!