Saúde Mental: O Segredo para Produtividade Sustentável nas Empresas
Produtividade é a capacidade de realizar tarefas e alcançar objetivos de forma eficiente, utilizando a quantidade ideal de recursos. Certo? É comum pensarmos em prazos, metas e resultados, mas há um fator que muitas vezes é ignorado: a saúde mental de quem produz resultados. E isso não envolve só a equipe de base, mas também diretores e gerentes. Cuidar da saúde mental de todos é fundamental para manter um ambiente de trabalho sadio, acolhedor e, consequentemente, produtivo.
Uma questão chave é que, muitas vezes, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, não pressionar desnecessariamente por prazos irreais já é uma mudança simples, mas poderosa. Quando a alta liderança, ou qualquer líder, cria um clima de urgência constante, os colaboradores ficam sobrecarregados, gerando estresse, ansiedade e queda na produtividade. Em contrapartida, valorizar o tempo necessário para a realização das tarefas, mostrando compreensão sobre as demandas, pode resultar em equipes mais motivadas e engajadas.
Um exemplo de comportamento positivo da alta liderança seria reconhecer os esforços da equipe de forma genuína e estar aberto ao diálogo. Criar canais de comunicação acessíveis e demonstrar interesse real pelos desafios do dia a dia não só melhora o clima organizacional como também cria uma cultura de confiança.
Recomendados pelo LinkedIn
Por outro lado, atitudes como cobrar resultados sem se preocupar com os recursos disponíveis ou com a sobrecarga da equipe gera insatisfação e afasta os colaboradores de sua melhor performance.
Outra ação que pode fazer a diferença é incentivar pausas regulares e promover um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Quando a alta liderança demonstra, com seu próprio exemplo, que o trabalho é importante, mas que momentos de descanso são essenciais, ela envia uma mensagem clara de que a saúde mental é prioridade. Agora, exigir disponibilidade fora do expediente sem real necessidade é um comportamento que só aumenta o desgaste e prejudica a produtividade a longo prazo.
Cuidar da saúde mental dentro de uma empresa é um investimento, não um gasto. Com pequenos ajustes de comportamento, é possível construir um ambiente mais saudável e, claro, mais produtivo. Afinal, colaboradores mentalmente saudáveis entregam mais, com mais qualidade e comprometimento.
Sócio Diretor @ MP2 CONSULTORIA | Vendas, Marketing, Estratégia- Comprometido a ajudar Empresas a crescerem seus negócios através de Estrategias e Processos de Prospecção Ativa
3 mElizabeth, obrigado por compartilhar! 🙂