Saúde mental no trabalho: questão essencial

Saúde mental no trabalho: questão essencial

A campanha do Setembro Amarelo é conhecida por alertar sobre os cuidados com a saúde mental e a atenção aos sinais emitidos por aqueles que estão à nossa volta. Boa parte das empresas brasileiras estão começando a investir no bem-estar de seus funcionários, principalmente após o início da pandemia, que tantos impactos trouxe, inclusive nas questões mentais.  

Os profissionais da saúde mental perceberam que, conforme a pandemia do coronavírus ganhava força e as pessoas precisaram ficar em casa isoladas, os sintomas de transtornos mentais aumentaram.  O Serviço Social da Indústria (SESI) divulgou recentemente uma pesquisa, a qual mostra que 65% das empresas acreditam que os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores vão se intensificar nos próximos anos.

Outro fator apontado pela pesquisa é que, das corporações que possuem programas de promoção à saúde, apenas 69% oferecem suporte psicológico aos trabalhadores.

Já dados da Isma-BR, representante no Brasil da International Stress Management Association, informam que somente 18% das empresas brasileiras possuem algum programa com foco na saúde mental do empregado.

Em 2020, o país teve alta de 26% na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais, na comparação ao registrado em 2019.

Em levantamento da WTW, o estresse é apontado como o fator que mais impacta a força de trabalho (83%), seguido pela depressão, ansiedade (82%) e sedentarismo (69%). O adoecimento mental já afeta cerca de 1 bilhão de pessoas, diz a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com o combate a essas estatísticas, as empresas devem criar estratégias para proteger a saúde mental do colaborador dentro da instituição. Desenvolva ambientes amigáveis e acolhedores como espaços para relaxar, espaços zen, bibliotecas, atividades laborais em determinados dias da semana, além criar um meio de comunicação de qualidade e com acesso a informações que ajudem o trabalhador. O trabalho não se resume a ser apenas uma fonte de renda, mas é o que dá sentido à vida, a oportunidade de poder concretizar sonhos. Mas, para isso, é essencial ter saúde, tanto física, quanto mental. 


 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio Grazino

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos