Sabe usar a essência daquilo que você tem de melhor?

Sabe usar a essência daquilo que você tem de melhor?

Gosto muito de entrar nos sites das empresas e ver o que elas definem como missão, visão e valores. Outro dia entrei no site da Globo e fiquei refletindo sobre a seguinte frase: Essência é o que continua valendo enquanto o mundo vai mudando.

A partir desta frase, passei a prestar mais atenção na essência das coisas, identificando, aprendendo e principalmente praticando. Ao olhar para dentro de mim com este olhar apurado para buscar a essência das minhas forças e talentos consegui aproveitar as oportunidades e melhorar meus resultados.

Muitas vezes perdemos o foco de onde se quer chegar, porque deixamos de lado aquilo que já temos de melhor, nossas forças e experiências, para perseguir algo que acreditamos que seja o que está faltando para conquistarmos um determinado objetivo. Sim! Temos que buscar a melhoria contínua, novos conhecimentos e desenvolver as competências necessárias para atingir um objetivo específico, porém, antes desta etapa devemos potencializar nossas forças e talentos já existentes.

Você é capaz de responder a essa simples pergunta: Qual a força ou talento que você tem, que se utilizado na potência máxima fará toda a diferença no resultado que você quer alcançar?

Durante uma sessão de Coaching, baseado nessa pergunta, um cliente me trouxe a seguinte história de sucesso:

Tadeu trabalhava como servente de pedreiro e também como atendente em uma cafeteria. Sonhando em melhorar de vida, iniciou uma faculdade na área de tecnologia e estava determinado em conquistar um emprego na área de tecnologia, se desenvolver e também conseguir um rendimento maior, que pudesse pagar a faculdade até a sua conclusão.

Mas como um servente de pedreiro, atendente de uma cafeteria, recém matriculado na faculdade, conseguiria um emprego na área de TI?

Tadeu começou a se candidatar para diversas vagas de estágio. Após um período, uma grande consultoria multinacional o convidou para participar de um processo seletivo do programa de estágio.

A experiência de Tadeu em TI era vazia, por outro lado, a vontade e a determinação em conseguir uma oportunidade na área, superava qualquer obstáculo. Tadeu chegou confiante para o processo seletivo, o que ele não sabia, era que seria uma entrevista coletiva com mais de 15 concorrentes para uma única vaga. Ops! Sua confiança começou a ser abalada.

Quando os demais concorrentes iniciaram a apresentação, falando sobre experiências na área, certificações e cursos, alguns com cursos até no exterior, a tal confiança de Tadeu praticamente já não existia.

O que fazer em uma situação adversa como essa?

Mesmo com a confiança abalada, Tadeu se apoiou naquilo que ele tinha de melhor para oferecer, então quando chegou a sua vez não hesitou e começou a falar:

  • Não tenho experiência em TI.
  • Comecei recentemente minha faculdade e estou me dedicando para aprender.
  • Estou em busca de um estágio que me ajudará no aprendizado de diversas tecnologias.
  • A principal experiência que tenho é de como lidar com as pessoas, trabalho em uma cafeteria atendendo pessoas de diferentes personalidades o dia inteiro.

A Gerente que estava conduzindo o processo seletivo, fez algo que até então não havia feito, levantou a cabeça e disse:

  • Conte-me mais sobre o seu dia na cafeteria?
  • Como você atende os clientes?
  • O que você faz com clientes bravos?
  • O que você faz com clientes sem educação?
  • O que você faz com clientes que tem dúvida do que pedir?

Pronto! A essência que a consultoria estava em busca, havia sido encontrada.

Tadeu foi contratado como estagiário, se desenvolveu na carreira SAP e hoje é uma referência no mercado, com uma ampla experiência em Gestão de Projetos SAP em grandes companhias.

A essência da principal competência de Tadeu, continuou valendo enquanto o mundo foi mudando, desde a cafeteria até hoje, a forma como lidar com as pessoas é o que tem feito toda a diferença para que Tadeu alcance seus resultados.

Qual a força ou talento que você tem, que se utilizado na potência máxima fará toda a diferença no resultado que você quer alcançar?

Renato Bizzarri

renato.bizzarri@designpeople.com.br

www.designpeople.com.br

Jaqueline Rocha

Coordenadora de Vendas na Fantini Engenharia

7 a

Texto maravilhoso, muito inspirador. Parabéns.

João Loureiro

Gerente de Segurança do Trabalho | SESMT | Coordenador de Segurança do Trabalho | Engenheiro de Segurança do Trabalho

7 a

Excelente, você sempre colocando um combustível a mais...

Excelente... Parabéns e obrigado pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos