Saber aprender – A habilidade do futuro
Vejo muitas discussões e artigos tentando cravar qual será a habilidade mais importante no mercado de trabalho daqui a alguns anos. Programação? Marketing digital? Análise de dados? O fato é que não temos como prever com certeza. Novas tecnologias viram nossa realidade de ponta-cabeça todo ano. O que hoje é essencial saber pode se tornar obsoleto em breve.
Como navegar em mares tão turbulentos? Praticando uma habilidade que nos ajuda a nos adaptar. Aprender novas habilidades. Pode parecer uma coisa simples, afinal todos aprendemos desde o primeiro momento em que abrimos os olhos. É tão natural quanto respirar. Mas quanto conseguimos absorver? Aprendemos para a vida, ou apenas para a prova?
Vários cientistas estão empenhados na missão de entender como nosso cérebro retém informações de forma mais eficaz. O excelente curso Learning How To Learn mostra algumas técnicas para compreender melhor o processo de aprendizado. Por sua linguagem fácil de entender, se tornou o curso aberto online (chamados de MOOCs) com mais alunos do mundo. Isso reforça que esta habilidade será uma pedra fundamental no currículo dos profissionais dos próximos anos.
Uma vez que as pessoas estão aprendendo a aprender sozinhas, isso significa que os professores não terão mais lugar? Muito pelo contrário. A capacidade de ensinar será cada vez mais importante, e entender como as pessoas aprendem ajudará a tornar as aulas e materiais mais eficientes.
Até recentemente, era comum pensar “na época que eu estudava...”, pois existia um ciclo determinado – aprendíamos algo por cinco anos e trabalhávamos com isso por trinta anos. Mas a perspectiva para o futuro é que esse ciclo não vai mais existir. Nick Van Dam, especialista em educação corporativa, afirmou no South Summit Madrid 2018 que a próxima geração terá entre 10 e 15 ocupações diferentes ao longo da carreira.
O novo ciclo será: aprender – aplicar – aprender outra habilidade – aplicar, e assim por diante. Seremos aprendizes por toda a vida, e isso é ótimo.
Ok, e o que podemos fazer hoje para aprender melhor? Praticar. Aprender algo novo – um novo idioma, programação, negociação – além de ser útil, mantém nosso cérebro praticando. Aprendendo de forma consciente, praticamos maneiras de manter o foco, de aprender a longo prazo, e entendemos melhor nosso próprio processo de aprendizado.
Manter o cérebro ativo e aprendendo é a melhor forma de nos prepararmos para o futuro.
Cheers!