SAfe 4.0
A impressão de que “Nossos problemas são diferentes” é uma doença comum que afeta a administração em todo o mundo. Eles são diferentes, com certeza, mas os princípios que ajudarão a melhorar a qualidade do produto e serviço são de natureza universal. -W. Edwards Deming.
O SAFe é baseado em vários princípios imutáveis subjacentes ao Lean e ao Agile. Esses são os princípios fundamentais, as verdades básicas e os fundamentos econômicos que orientam os papéis e práticas que tornam o SAFe eficaz. Os nove princípios são:
(1) Ter uma visão econômica e financeira para poder entregar valor de maneira sustentável; (2) Aplicar o pensamento sistêmico para lidar com os problemas e suas complexidades; (3) Assumir a variabilidade no processo de desenvolvimento ao invés de buscar definir requisitos e padrões no início do processo de construção, quando as incertezas são maiores; (4) Desenvolvimento incremental, com ciclos rápidos de aprendizagem;
(5) Basear as entregas na avaliação de sistemas em funcionamento;
(6) Visualizar e limitar o WIP (work in progress), reduzir os lotes de trabalho e gerenciar o tamanho da fila;
(7) Aplicar a cadência (ritmo) e sincronismo entre as equipes;
(8) Desbloquear a motivação intrínseca nas equipes, fomentando a autonomia, compartilhamento da missão e propósito;
(9) Descentralizar a tomada de decisão para reduzir os delays nos fluxos de trabalho.
Por que o foco nos princípios? A criação de software de classe empresarial e sistemas ciber-físicos é um dos desafios mais complexos que o setor enfrenta atualmente. Milhões de linhas de software, interações complexas de hardware e software, múltiplas plataformas simultâneas, requisitos não funcionais exigentes e implacáveis - esses são apenas alguns dos desafios que os construtores de sistemas enfrentam.
Obviamente, as empresas que constroem esses sistemas também são cada vez mais complexas. Eles são maiores e mais distribuídos do que nunca. Fusões e aquisições, desenvolvimento multinacional distribuído (e multilíngue), offshoring e o rápido crescimento exigido pelo sucesso fazem parte da solução – mas também faz parte do problema. Felizmente, temos um conhecimento incrível e crescente para nos ajudar a enfrentar esse desafio. Isso inclui princípios e métodos Agile, pensamento Lean e Systems, fluxo de desenvolvimento de produtos, processo Lean e desenvolvimento de produtos, e mais. Muitos líderes de pensamento seguiram esse caminho diante de nós e deixaram uma trilha a seguir nas centenas de livros e referências que podemos basear. O objetivo da SAFe é sintetizar parte desse conjunto de conhecimentos e as lições aprendidas de centenas de implantações em uma única estrutura - um sistema de práticas integradas e comprovadas que demonstraram trazer melhorias substanciais no envolvimento dos funcionários, tempo de colocação no mercado, qualidade da solução e produtividade da equipe. No entanto, dada a complexidade dos desafios do setor já discutidos, não há realmente nenhuma solução pronta para uso.
Os desafios únicos que toda empresa enfrenta. Isso significa que algumas adaptações e customizações podem ser necessárias, pois nem todas as práticas recomendadas pelo SAFe serão aplicadas igualmente bem em todas as circunstâncias. Portanto, sempre nos esforçamos para garantir que as práticas do SAFe sejam baseadas em princípios fundamentais e razoavelmente imutáveis. Dessa forma, podemos ter certeza de que eles se aplicam bem no caso geral. E quando e se não o fizerem, os princípios subjacentes podem orientar aqueles que executam a implementação a fim de garantir que estejam seguindo um caminho contínuo até o "menor custo sustentável".
Lead time, com melhor qualidade e valor para as pessoas e a sociedade.” Também há valor nisso.