Quem sai pela porta da frente, deixa portas sempre abertas!
Atualmente vejo muitos "lacradores corporativos" defendendo posições que são no mínimo discutíveis, e nisto refiro-me a atitude de motivar ou por vezes incendiar a mente de colaboradores (incluindo colegas) para que deixem a empresa que as acolheram, que as capacitaram e também investiram nelas muito tempo e dinheiro?!?
E antes que alguém aqui atire uma "pedrada em mim"...rsrsrs - eu acredito - e sempre repito isso aqui e nas redes sociais - que TODOS NÓS SOMOS LIVRES e que ninguém nasceu grudado em empresa ou gestor algum, cada um - com a sua carreira profissional - tem sim o direito de "avoar" para novos horizontes e oportunidades na hora em que bem entender.
O detalhe disto tudo, é como você está saindo? Saindo pela porta da FRENTE ou pela porta de TRÁS?
Com algumas boas experiências como empresário, sócio e gestor de inúmeras empresas, eu já tive que desligar muita gente pelos mais variados motivos, e sempre o fiz (e Deus é minha testemunha) pelo motivos plausíveis:
1) PERFORMANCE: não há como manter pessoas no seu negócio que não estão entregando, que mesmo após treinamento e orientação e apoio, continuam performando abaixo do esperado período após período;
2) COMPORTAMENTO: não há como manter pessoas com comportamentos tóxicos dentro de nenhum negócio, pessoas que mesmo depois de feedbacks e conversas difíceis continuam criando desordem, desarmonia e destilando maledicências pelos corredores corporativos.
Então o fato relevante não é se você SAIU ou SAÍRAM CONTIGO - mas olharmos sempre sobre COMO ISSO OCORREU, pois dependendo da forma como um colaborador - sócio ou parceiro sai de um negócio ou projeto, ele consequentemente constrói pontes ou muros.
SAINDO PELA PORTA DA FRENTE: construindo pontes...
Gente que sai pela "porta da frente" sempre sai bem, independente de ter solicitado a saída ou ter sido convidado a sair, porque são pessoas que sempre agem de forma profissional e estão, por onde passam, construindo (e não destruindo) suas carreiras e reputações.
Eu sempre desejo o melhor desta terra pra todos que saíram de projetos os quais liderei, mas há uma alegria a mais quando esta pessoa é alguém que entende o peso de suas decisões, suas palavras e comportamentos e até o último minuto faz o que precisa ser feito, com tudo que pode e da melhor forma que pode!
Este tipo de pessoa vai embora para o mercado, mas leva consigo a "chave da porta" - ou seja, tem as portas abertas para voltar a hora que quiser, e digo mais, este tipo de ser humano tem um passe-livre para transitar entre as pessoas do antigo negócio ou projeto, com as pessoas do presente e novo desafio e com as pessoas de desafios futuros que ainda nem foram cogitados.
Recomendados pelo LinkedIn
São os profissionais que escolheram sair pela porta da frente!
SAINDO PELA PORTA DE TRÁS: construindo muros...
Já a "turminha" que sai pela porta de trás, normalmente sai como aqueles fogem escondidos, envergonhados e desmoralizados de uma área, de um time ou empresa e projeto, porque seus próprios atos - suas palavras e seus comportamentos nocivos e imaturos - os colocaram em tais posições.
Eu também não desejo mal algum pra este tipo de gente, até porque eu tenho certeza de que a vida e mercado "cobrará caro" daqueles que ao invés de construírem pontes, insistem em construir muros impenetráveis.
Por fim, este tipo de ser humano quando vai pro mercado - a cada empresa que passa - ele (ou ela) fecha uma porta, constrói um muro, levanta paredes e cerca-se de arames farpados que os impedem de voltar, consertar, arrumar, corrigir ou no mínimo pacificar algo que ocorreu, através de uma conversa franca, madura e profissional.
Estes são os profissionais que escolheram sair pela porta de trás!
Então lembre-se de algo: a carreira profissional é em última instância sempre sua, e como você a conduz no mercado e em cada empresa por onde você passar é algo que daqui há alguns anos dirá ao mercado quem você é: construtor de pontes ou de muros.
Pare pra pensar e leve isto muito a sério ok?
Gerente Comercial Sênior e Gestor de Treinamento e Desenvolvimento | SALES MANAGEMENT | B2B | B2C | INBOUND | OUTBOUND | DEVELOPMENT | TRAINING | PERSONAL LEADERSHIP | INTERPERSONAL LEADERSHIP | COACH
2 aA mão do sucesso profissional tem cinco dedos: caráter, vocação, talento, esforço e disciplina. Excelente Artigo 👏👏👏👏
--
2 a👏 👏 👏
Analista Comercial / Coordenadora Sales office
2 aPura verdade 👏👏👏👏