Saiba como a escuta ativa pode potencializar seus resultados
Escuta ativa é um recurso que está dentro dos conceitos da Comunicação Não Violenta.
Quando uma pessoa está em um diálogo com outra ela deve estar presente prestando atenção e demonstrando interesse no que está sendo dito.
A escuta ativa é o elemento que mais colabora no processo de comunicação trazendo mais eficiência e melhor entendimento do que está sendo anunciado. Além do mais, a escuta ativa promove relacionamentos mais fortes e profundos, pois nada melhor do que notar que a pessoa está presente e notando o que você quer passar pra ela.
A escuta ativa é um conceito que tem sido muito abordado nos dias de hoje. Com o advento da tecnologia, dos smartphones, estamos cada vez menos presentes em um diálogo, conversamos enquanto respondemos um email, enquanto respondemos mensagens no whatsapp, e nada mais improdutivo e mal educado do que não prestar atenção no que está sendo dito pra você.
Mas uma escuta ativa não é somente ouvir, aí que está a grande sacada, mas sim ouvir na essência, não é só ouvir calado, mas é validar se o que você está entendendo é realmente o que a pessoa está querendo dizer, questionar a compreensão da mensagem, investigar com curiosidade o que o outro está falando.
Têm que haver o sentimento de compaixão e interesse genuíno na escuta ativa.
Para desenvolver a escuta ativa siga esses passos:
Evite distrações: evite checar o computador ou o celular, deixe os e-mails as redes sociais, conversas paralelas para o fim do diálogo.
Crie o hábito de perguntar: quando você questiona você passa a compreender melhor o contexto da pessoa. Ao ficar apenas calado, pergunte mais sobre o assunto para entender melhor o ponto de vista da pessoa.
Medite para acalmar a sua mente: esse mundo globalizado tem criado pessoas estressadas e com a mente muito agitada. A meditação é um ótimo recurso para se manter mais presente.
Se coloque no lugar da outra pessoa: tenha mais empatia, tente olhar as coisas pelo ângulo e ponto de vista do outro. Tente entender suas motivações, valores, necessidades e expectativas.
Ao seguir esses passos vai ser mais fácil ter uma escuta mais ativa, prestar melhor atenção no outro. Eu tenho certeza que quando você desenvolver essa habilidade terá mais resultados e relacionamentos melhores. Passe a praticar hoje mesmo. A prática leva a perfeição e uma hora você agirá naturalmente na escuta ativa.
Hélica Arruda, Palestrante e Treinadora Comportamental.