SCRUM: entregando o máximo a cada sprint.
Foto: Annie Spratt | Unsplash

SCRUM: entregando o máximo a cada sprint.

O Scrum deixou de ser apenas uma metodologia ágil e se tornou o segredo para times que buscam eficiência e entregas de alto valor. Ele fornece um framework que permite que equipes complexas se auto organizem enquanto trabalham em direção a um objetivo comum, ou seja, construir produtos de forma iterativa e incremental, maximizando o valor entregue ao cliente. Como afirma Jeff Sutherland em "A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo", um dos criadores do Scrum:

"O Scrum é um framework simples para resolver problemas complexos."

Mas como o Scrum realmente funciona na prática? 🤔 Imagine um time unido, com papéis bem definidos e focado em alcançar o sucesso a cada sprint (ciclo de trabalho). No Scrum, essa sinergia é alcançada através de elementos chave que garantem organização, colaboração e entregas consistentes.

Os Papéis:

No Scrum, cada membro da equipe desempenha um papel crucial para o sucesso do projeto. Essa estrutura clara de responsabilidades garante que todos estejam alinhados e trabalhando em direção ao mesmo objetivo.

  • Product Owner (PO): O maestro da visão! Entende profundamente as necessidades do cliente e traduz essas necessidades em funcionalidades claras para o time, priorizando as que trarão maior valor ao produto e ao cliente.

  • Scrum Master (SM): O guardião do processo! É o líder servidor que atua como um facilitador, removendo obstáculos que impedem o progresso da equipe, garantindo uma comunicação clara e eficaz e assegurando que o time siga os princípios do Scrum.
  • Equipe de Desenvolvimento: Os craques da entrega! É um time multidisciplinar, com todas as habilidades necessárias para transformar as ideias em realidade, trabalhando de forma colaborativa para entregar o produto.

Os Eventos:

O Scrum se estrutura em torno de eventos/cerimônias/ritos que ocorrem em ciclos regulares, chamados Sprints. Cada evento tem um propósito específico e visa garantir a transparência, inspeção e adaptação, pilares do método Scrum.

  • Sprint Planning: Onde a estratégia toma forma! É nesse momento que o time se reúne para definir o objetivo da sprint, ou seja, o que será entregue ao final do ciclo. A partir do Product Backlog, o time seleciona as tarefas e se organiza para alcançar o objetivo definido.
  • Daily Scrum: Uma rápida sincronia diária! Reuniões curtas e objetivas (máximo 15 minutos) que acontecem diariamente realizado em pé, de preferência, para garantir o tempo estipulado. O objetivo é simples: manter o time alinhado, compartilhar progressos, identificar impedimentos e garantir que todos estejam caminhando na mesma direção.
  • Sprint Review: Celebrando o sucesso e aprendendo! Ao final de cada Sprint, o time apresenta os resultados do trabalho realizado para os stakeholders (partes interessadas). É um momento de feedback, onde o produto é inspecionado, e adaptações podem ser sugeridas para as próximas Sprints.
  • Sprint Retrospective: Evoluindo a cada passo! Um momento dedicado à reflexão, onde o time analisa o que funcionou bem durante a Sprint e o que pode ser melhorado. Essa busca constante por aprimoramento garante que o time esteja sempre se aperfeiçoando e entregando o seu melhor.

Os Artefatos:

Para garantir que o projeto esteja sempre organizado e que todos tenham acesso às informações relevantes, o Scrum utiliza artefatos que servem como ferramentas de organização e acompanhamento do progresso.

  • Product Backlog: A lista de desejos do produto! É uma lista dinâmica e priorizada de tudo o que precisa ser feito para desenvolver o produto. O Product Owner é o responsável por manter o Product Backlog organizado e priorizado.
  • Sprint Backlog: O plano de ação da sprint! É a partir do Product Backlog que o time seleciona as tarefas que serão realizadas durante a Sprint. O Sprint Backlog é um reflexo do compromisso do time com a entrega do objetivo da Sprint.
  • Incremento: É a soma de todos os itens do Backlog do Produto concluídos durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as Sprints anteriores. No final da Sprint, o incremento deve estar “Pronto” - ou seja, na condição de ser liberado, mesmo que a organização do produto não pretenda liberá-lo, o que dependerá de uma estratégia.

O Scrum é muito mais do que uma metodologia, é uma mudança de mindset! Com ele, sua equipe se torna mais ágil, adaptável e focada em entregar valor continuamente.

Quer aprender mais sobre Scrum e como aplicar essa metodologia poderosa em seus projetos?

Confira estes livros essenciais:

"Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo" por Jeff Sutherland J. J. Sutherland

"Agile Software Development with Scrum" por Ken Schwaber e Mike Beedle


Quem é Igor Gabriel?

Sou um desenvolvedor de software, especializado em aplicativos móveis, Tech Lead e Scrum Master.

Na EPTA Tecnologia, por três anos desenvolvedor mobile e a dois anos como Tech Lead, sendo responsável pelas aplicações mobile, processos ágeis como Scrum Master e desenvolvimento software.

Fora do horário de trabalho, atuo como freelancer e toco projetos pessoais, que incluem este artigo.

Cleber Martiniano

Especialista em vendas e relacionamento | Consultor | Comunicador

5 m

Parabéns Igor Gabriel, conteúdo massa e extremamente relevante!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos