"Se eu consegui, todo mundo consegue"​

"Se eu consegui, todo mundo consegue"

O mundo não gira em torno de mim. Não sou um parâmetro de referência do que é possível ou não pra todos os humanos. Nem você. 

O mundo é gigantesco, tem BILHÕES de pessoas e cada uma delas é um universo com infinitas particularidades. Carga genética, fatores biológicos, vivências ao longo da vida, um zilhão de fatores impactam na nossa forma de estar no mundo.

Mães e pais de gêmeos idênticos percebem que às vezes eles apresentam temperamentos muito diferentes desde os primeiros dias de vida. Dizer que "somos o que queremos ser" não tem respaldo científico. ÓBVIO que não precisamos cruzar os braços diante de dificuldades e características que nos limitam e nos atrapalham de realizar nossos sonhos. Óbvio que podemos nos engajar em transformações e se eu não acreditasse que isso fosse plenamente possível meu trabalho nem faria sentido  mas "se eu consegui todo mundo consegue" é uma afirmação que ignora os dez zilhões de fatores físicos, biológicos, sociais, econômicos e etc que fazem parte do contexto de uma pessoa. Eu preciso dormir 8h por noite. Algumas pessoas dormem 5h por noite e acordam com disposição pra correr maratona, se eu dormir esse tempo além de acordar morta ainda tenho altíssimas chances de ter uma crise de enxaqueca. Situações que são tranquilas pra outras pessoas me deixam ansiosa. Posso lidar e enfrentar mas é desgastante pra mim e às vezes o custo emocional não compensa. Essas são características minhas. Cérebro (e corpo. E vida.) não é massinha de modelar. É lindo e potente a gente fazer o que pode com os recursos que tem e com o contexto que tem. Mas não conseguimos manipular todas as variáveis. Se você conseguiu lidar com desafios da vida de forma super sensacional, QUE BOM! Fico feliz de verdade. Mas não é justo (e nem maduro) enxergar o mundo inteiro a partir apenas das suas vivências.

Crianças pequenas muitas vezes ao escolherem presentes pra um amiguinho escolhem o que gostariam de ganhar. É necessário muito amadurecimento pra começar a enxergar que "eu gostaria de ganhar X mas meu amiguinho não gosta de brincar disso. Do que ele gosta?". Precisamos desenvolver essa habilidade enquanto sociedade. 


Créditostexto: @cecilia.dassi Ver menos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos