Se não quer saber de praias nestas férias visite Itu, um destino cultural e turístico
O turismo religioso em Itu é muito forte. Na Igreja da Candelária, uma reunião de fieis

Se não quer saber de praias nestas férias visite Itu, um destino cultural e turístico

A situação das praias brasileiras para o próximo verão não é animadora. Por isso, a preferência para o turista visitar o interior do Brasil esta crescendo. Muito próxima de São Paulo, apenas 90 km, a Estância Turística de Itu se destaca pelo seu imenso patrimônio histórico e cultural para atrair visitantes que poderão conhecer um pouco de como era a vida no interior nos séculos 19 e 20.

A ideia de mudar o rumo das férias em praias paradisíacas, normalmente em áreas urbanas agitadas, para lugares de turismo rural e histórico, no mínimo já soa como sair do lugar-comum. O passeio por Itu significa diversão e aumento de conhecimento. A escolha significa, também, a possibilidade de conhecer melhor seu próprio estado.

Opções rurais não faltam. A Estância Turística de Itu, que, para quem vive em São Paulo, pode ser acessada pela Rodovia Castello Branco, oferece turismo em diversas fazendas da época bandeirantista. Muitas delas também são pousadas.

Se a ideia é usufruir dos aspectos culturais como igrejas barrocas dos séculos 18 e 19 ou os museus que contam a história da cidade e do país a oferta é grande, mais de quinze museus. São tantos atrativos que fica até difícil a escolha sobre o que fazer durante o passeio, preferencialmente acompanhados de guias.

O Museu da República revive a história da Convenção Republicana que deu  origem à queda da Monarquia e a instauração da República Federativa do Brasil. O Museu da Santa Casa exibe como eram os recursos da medicina nos séculos 19 e 20. As salas de cirurgias eram assustadoras. A Farmácia interna mostra como eram produzidos os medicamentos. O Museu do Quartel exibe relíquias de antigos armamentos como armas, sistemas de comunicação e até canhões da época da Força Expedicionária Brasileira que participou de ações na II Guerra Mundial entre 1940 e 1945.

Outro destaque raro é o Museu da Música que além de exibir uma boa coleção de instrumentos musicais antigos, também proporciona cursos de formação musical. No Museu da Energia os visitantes aprendem o ciclo da implantação da energia elétrica no interior de São Paulo. No centro histórico se destaca a arquitetura colonial de inúmeros imóveis, muito bem conservados.

A Fábrica de Arte Marcos Amaro instalada em uma área de 25 mil m², desde 2012, onde no século XX funcionou a Fábrica São Pedro, fundada em 19/10/1910, importante pólo da indústria têxtil da Estância Turística de Itu. Se transformou em museu, com relevância histórica e cultural para a região, tornando-se um grande local de exposições de obras de arte contemporânea brasileira. Visita imperdível.

Em relação ao turismo religioso, Itu oferece as procissões católicas em homenagem a São Benedito, Santa Rita, a semana santa, o estouro do Judas e a festa do divino. Boa rede hoteleira e farta gastronomia, especialmente a comida de origem italiana contemplam os turistas com ótimas recordações da cidade.



www.grandeitu.com.br

grandeitu@grandeitu.com.br

Raul Machado Carvalho – Editor

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raul Machado Carvalho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos