Se não sabe escrever sessenta, faz dois cheques de trinta
Há um mundo inteiro acessível apenas para quem fala inglês. Inúmeros estudos, relatórios e tutoriais são produzidos ao redor do mundo exclusivamente em inglês. O mercado está cada vez mais intolerante com quem não domina uma outra língua. E você, sabe o segredo de falar bem um outro idioma?
O vídeo de uma entrevista que dei para um canal universitário sobre ser poliglota foi bastante visto e eu o deixo no meu perfil do LinkedIn porque acho um bom marketing pessoal – e é isso que fazemos nesta rede social. Muita gente, ao saber dessa habilidade me pergunta: Qual o segredo de falar bem um ou vários outros idiomas? O segredo é vocabulário.
Dei aula de idiomas durante alguns anos e acompanhei bem de perto o bloqueio de alguns alunos para deslanchar. Os alunos que tinham muita dificuldade em ver progresso no aprendizado compartilhavam duas características comuns: tentar um único caminho e medo de errar.
Uma frase que ouvi nesta semana me fez refletir sobre a experiência de falar outros idiomas. Em dúvida sobre a grafia de uma palavra, um jornalista da agência ouviu de outra: “Se não sabe escrever sessenta, faz dois cheques de trinta”. Se você não conhece o vocabulário específico que precisa para dizer algo, busque outros caminhos.
Infelizmente, os métodos de aprendizado de idiomas estrangeiros, sobretudo inglês, aos quais somos expostos privilegiam o aprendizado de certas fórmulas que inibem os alunos de pensar por si só. Não é estranho que muitos amigos com inglês muito bom aprenderam assistindo a filmes e ouvindo música. Eles passaram bem longe das escolinhas de inglês e, por isso, não conheceram fórmulas e precisaram formular suas próprias ideias. Escolas são boas, mas é preciso romper os formatos engessados.
Há quantas formas de se dizer uma mesma informação? Vou tentar criar um exemplo. Vou escrever aqui três formas de avisar um cliente que a reunião precisou ser adiada para daqui a duas horas porque o voo de um dos participantes atrasou. Tente dizer isso em inglês. Suou frio? Agora se acalme e veja.
1 – Senhor, nossa reunião foi adiada em duas horas porque o voo de um dos participantes atrasou.
2- Senhor, uma pessoa avisou que chegará mais tarde. O voo dela foi cancelado. Nossa reunião será às 16h (supondo que seria às 14h).
3- Senhor, Nossa reunião será às 16h. Não poderemos fazer às 14h porque alguém não chegou.
A informação é a mesma, mas se você tem dificuldade com algumas palavras, ou com frases longas e estruturas mais complexas, será muito mais simples dizer duas ou três frases curtas. Adiar em inglês se diz postpone. Não é um vocabulário básico e muita gente não sabe. Não tem problema. Atrasar, que é to be late, é bem mais comum e, neste caso, a mensagem tem o mesmo efeito.
E o medo de errar? Você precisa ter certeza que transmitirá a mensagem que deseja da melhor forma possível, mas errar quando você fala um outro idioma é um risco que todos corremos. Certa vez vi um vídeo de uma senhora alemã sobre yoga e a interlocutora respondendo sobre yogurt. Ambas eram fluentes. O medo de errar só te proporciona uma coisa: pessoas de doze anos se arriscando e arrasando e você com medo de errar.
Os professores de idiomas estão preparados para os seus erros e, pasmem, os nativos também. As pessoas são, em geral, muito tolerantes com quem não é nativo. O mercado, por outro lado, está cada vez mais intolerante com quem não fala inglês. Não existe mágica. Para aprender, você precisa estudar e se arriscar.
Quer adquirir mais vocabulário? Pare de ler somente revistas e outros materiais com assuntos corporativos e de negócios. Leia literatura em língua estrangeira, sites e livros de outros assuntos. Informe-se sobre outros assuntos do seu interesse em outro idioma. Assim você amplia seu vocabulário e seu repertório já que não tem nada mais chato que gente que só sabe falar de trabalho. A possibilidade de você fechar um grande negócio em um almoço é bem grande. Então, na hora de pedir a conta, você diz: Check, please! E se não souber escrever sessenta, já sabe! (Ainda usam muito cheque em alguns países!).
HR Advisor
9 aMuito bom!! 👏