Se o objetivo é contratar a pessoa certa, foque na pessoa e não na habilidade.
Estamos em um novo paradigma pandêmico. As mudanças rápidas fizeram com que as empresas procurassem candidatos que possuíssem além dos requisitos exigidos -certas qualidades intangíveis. Em contato com algumas empresas sérias no mercado e recrutadores de grande bagagem , um tema comum surge em seus critérios de contratação. Eles desejam candidatos que tenham um alto nível de inteligência emocional.
A inteligência emocional ou quociente emocional (QE) é geralmente visto como a capacidade de estar atento, gerenciar e expressar suas emoções. Você aborda os relacionamentos e as interações relacionadas ao trabalho de maneira empática. Pessoas com QE tendem a ser emocionalmente conscientes e sensíveis aos sentimentos dos outros. Essa qualidade ajuda a resolver problemas de maneira eficaz de maneira compassiva. Possuir um traço de inteligência emocional equipa a pessoa para tratar os outros com compaixão, compreensão, respeito e bondade.
Tradicionalmente, as decisões de contratação são feitas principalmente com base no pedigree de uma pessoa, a universidade frequentada, notas obtidas e o status de seu último empregador , sem levar em consideração o quão emocional inteligente ela é.
Pode ser por isso que você percebe que tantas empresas estão repletas de chefes e colegas de trabalho tóxicos e agressivos. Muitas empresas demonstram preferência por contratar os chamados “astros do rock”, que são quase lunáticos, mas são dispensados porque geram receita ou desempenham uma função com forte demanda.
A maré pode estar mudando de contratar “ idiotas brilhantes" , que alienam colegas, para uma pessoa com um QE alto.
À luz de todos os novos desafios que as empresas e os trabalhadores estão enfrentando atualmente, é uma decisão de negócios inteligente trazer a bordo pessoas com alto índice de QE.
Eles agregam valor servindo como um recurso para ajudar os outros. A administração precisa de pessoas que possam apoiar seus colegas de trabalho, que podem ser pais ou parceiros fazendo malabarismos com seus respectivos empregos, enquanto cuidam de seus filhos e auxiliam em suas aulas on-line problemáticas de Zoom.
Pessoas que trabalham em casa podem sofrer de isolamento, depressão e apresentar problemas de saúde mental que requerem atenção. Há funcionários que precisam entrar no escritório, mas temem contrair o vírus. Os trabalhadores podem ficar distraídos e estressados, pois estão cuidando de um ente querido que contraiu a Covid-19.
É fácil para os ânimos explodir e desenvolver um ambiente tóxico, mesmo se vocês não estiverem fisicamente trabalhando juntos. Ter trabalhadores com fortes habilidades de QE pode oferecer ajuda e conforto aos colegas de trabalho e aliviar problemas potenciais. Neste momento difícil, os empregadores se beneficiariam com pessoas que tenham compaixão e possam ser uma influência positiva.
É relatado que os trabalhadores com QE alto tendem a tomar decisões melhores, manter a calma sob pressão e estresse, resolver conflitos habilmente, responder positivamente ao feedback construtivo, trabalhar bem com os outros e demonstrar habilidades de liderança. Além disso, pessoas com QE alto tendem a se sair bem e avançar dentro das organizações. Uma pesquisa conduzida pela TalentSmart, mostrou que “90% dos melhores desempenhos eram altos em inteligência emocional, com uma renda média mais alta por ano”. Indicou ainda que "a inteligência emocional também foi responsável por até 60% do desempenho do trabalho para supervisores por meio de CEOs."
Como a pandemia continua sem fim à vista, é fato que muitos invariavelmente ficarão fatigados, frustrados e com medo. Tenha certeza de que empresas sentirão uma necessidade ainda maior de contratar pessoas com QE para ajudar os colegas a superar esses tempos difíceis.
Junte-se à minha lista de e-mail com mais de 40mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Garanta sua vaga e conquiste sua certificação fundamentada no rigor excelência da International Society for Emotional Intelligence na Imersão QEi9, o mais completo programa de Inteligência Emocional que já impactou mais de 9.000 alunos.
Evento Presencial São Paulo - Dias 21 e 22 de Novembro Clique aqui
Imersão Online ( 1 ano de acesso ) - Clique aqui