Se for preciso, grite! Mas saiba se quem importa realmente está escutando.
O tamanho não é mais documento quando se trata da atuação das empresas nas redes sociais.
Não importa o tamanho da marca, a realidade é que todas elas estão nas redes hoje em dia. São milhares de dados coletados, analisados e transformados em informação sobre tudo e sobre todos (empresa, consumidor, costumes, comportamento, interações e muito mais). Os meios de se propagar mudaram e muito nos últimos anos, principalmente quando o entendimento sobre a eficiência do conteúdo embasado em informações começou a tomar conta do mercado publicitário. Mas o que isso ocasionou?
No meu ponto de vista, nos dias de hoje, ficou muito mais fácil, e ao mesmo tempo muito mais difícil conversar com o seu target. Vamos lá, o que dificultou?
- O acesso e excesso de informação “construiu” consumidores muito mais antenados e exigentes em relação ao mercado, produtos, relações com a marca e muito mais, podendo assim “endeusá-las ou destruí-las. O poder de uso da informação não é mais unilateral e muito menos dialógico, ao meu modo de ver, hoje ele é cíclico, pois a informação permeia entre todos, podendo trazer novos entendimentos e compreensões sobre elas.
- O público consumidor é mais volátil, assumindo novas características de consumo todos os dias, trazendo assim uma dificuldade um pouco maior para as empresas encontrarem o seu target.
Por um outro lado, existem ferramentas que facilitaram e muito a vida dessas empresas, algumas muito conhecidas e outras emergindo no mercado de performance. Essas ferramentas fornecem dados importantíssimos aos planners e estrategistas, que ao interpretarem esses dados, conseguem ser muito mais assertivos e objetivos. E a tendência é que cada vez mais se consuma conteúdos que realmente foram pensados em um público específico.
O tamanho não é mais documento e o importante é saber fazer direito! Essa frase é clássica e verdadeira quando se trata de atuação nas redes sociais. Um bom exemplo é o do Burguer King, que por meio de uma campanha resolveu “perder” 30 mil fans, apenas para manter apenas os seus verdadeiros Brand Lovers. A ação “custou” 30 mil fans e gerou um engajamento 5 vezes maior para as publicações que vieram em seguida com o público que permaneceu.
Ou seja, hoje é mais importante o tom que você fala do que a altura, deu para entender? Estar sempre conversando diretamente com um público gera muito mais resultado para os seus objetivos enquanto marca, do que aqueles milhares de seguidores que a sua marca possui apenas para dizer: “olha eu sou gigante nas redes”. Não estou dizendo que não é preciso ser grande, mas sim que é importante crescer com qualidade.
Processos | Customer Success | Aceleração | CRM
8 mGustavo, obrigada por compartilhar .. 🙂
Senior Marketing Analyst na Enel Comercializadora
5 a👏🏼