Se puder ajudar... não atrapalhe!!!
Hoje, recebi um feedback de uma pessoa com quem tive contato a cerca de um ano atrás; "Oi João, muito obrigada! Saiba q vc faz parte dessa conquista, sempre me aconselhou, sou imensamente grata!"
Me lembro que essa pessoa se apresentou como candidata para uma possível vaga na empresa onde eu trabalhava na época, como Gerente de RH.. Sinceramente, não me lembro o que conversamos ou o que repassei a ela, mas sei que foi algo positivo, pois sempre busquei exaltar nas pessoas o que elas tem de melhor, ou quando não podia, também não as derrubava.
No exercício da minha função, sempre atendi a todos que nos procuravam, tendo ou não vagas em aberto. Quando cabível, dava alguns direcionamentos, visando melhora suas chances de obter um novo emprego. Ou seja, ao contrário de simplesmente dizer que não havia vaga e me livrar dessas pessoas, eu procurava atendê-las, dar atenção necessária, orientar, motivar para que estivessem com sua autoestima elevada e enfrentassem de peito aberto as dificuldades que é a busca por um novo trabalho.
Por isso eu digo, aos profissionais de RH: vocês podem fazer a diferença na vida de uma pessoa. Não sejam arrogantes, não descartam essas pessoas como se ela fosse um problema. Eu sei que as vezes a correria é grande, mas lembrem-se, nós trabalhamos com pessoas, seres humanos e é nossa obrigação fazer de cada profissional, uma pessoa melhor. Não sejam um fator negativo na vida das pessoas que, por um motivo ou outro, ou pelo destino, esbarram com você pelos corredores corporativos.
Façamos a diferença positivamente!