Se seu produto não existisse mais, como seus clientes se sentiriam?

Se seu produto não existisse mais, como seus clientes se sentiriam?

Esses tempos me deparei com um índice chamado de “Must Have Score” e gostaria de falar um pouco mais sobre ele aqui. Muitos de vocês já devem conhecer, mas essa é uma forma de medir a satisfação de seus usuários/clientes através da seguinte pergunta: Se meu produto não existisse mais, como você se sentiria?. Quando utilizada corretamente, ajuda o empreendedor a entender melhor seus clientes e também a aumentar as vendas. É uma das formas de buscar crescimento olhando para dentro, para os seus clientes.

Basicamente, o método funciona como uma pesquisa onde você questiona seus clientes com a pergunta “Se meu produto não existisse mais, como você se sentiria?”. As respostas possíveis são: Muito Desapontado, Um pouco desapontado, Indiferente e Não sei responder ou já não uso mais o produto. 

O objetivo, seguindo essa ferramenta, é conseguir com que ao menos 40 % das respostas sejam ''Muito Desapontado”. Isso indica o quanto as pessoas gostam da sua marca/produto, dando segurança para pensar em growth. Ou seja, você tem mais chances de conseguir um crescimento escalável e sustentável para captar novos clientes. Caso o resultado for inferior, talvez seja melhor segurar um pouco. 

Essa ferramenta contribui para você entender a relação do cliente com a sua marca e, por consequência, entender a aproximação e fidelização. Para potencializar e ter ainda mais solidez nos resultados, você pode aplicar a NPS - Net Promoter Score, uma metodologia de satisfação de clientes que foi justamente desenvolvida para avaliar a fidelidade dos clientes com empresas de diferentes perfis. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nesta pesquisa, os clientes respondem à seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa X para um amigo?. As respostas são numéricas e o resultado, após efetuado o cálculo, te ajuda a entender onde seu negócio se encontra com base na sua nota.

Se 0 ou menos: zona de risco

De 1 a 30: zona de aperfeiçoamento

De 31 a 75: zona de qualidade

Acima de 75: Zona de Excelência

Neste caso, você se preocupa com o growth caso seu NPS esteja acima de 35.

Mas afinal de contas, por que estou falando tudo isso? Bom, acredito que essas ferramentas nos ajudam a olhar para a essência e buscar crescimento na principal fonte: o cliente. É olhando para ele e entendendo o que ele precisa, que conseguimos fidelizar, atrair novos clientes e propor cada vez mais soluções inovadoras que estejam de acordo com as suas necessidades. Entender essa relevância, sabendo o que você resolve na vida das pessoas e quais problemas ajuda a solucionar, é primordial para o crescimento. Nada adianta você querer crescer, se não souber qual a sua atuação direta no mercado e também a sua contribuição na vida dos seus usuários/clientes. E quem vai te dizer isso é exatamente ele: o cliente.

Na Fórmula Animal, nós trabalhamos com saúde, qualidade de vida e bem-estar para os pets e toda a família. Portanto, é de suma importância entender como os nossos clientes estão nos enxergando, medir esses índices de fidelidade e satisfação para continuar crescendo em qualidade. Afinal de contas, estamos diariamente em seus lares e trazendo soluções para todos os momentos: seja no tratamento de uma doença, nos cuidados com a higiene dos pets ou com acessórios. 

É por isso que eu indico que você busque ferramentas que te ajudem a entender o comportamento do seu cliente e a percepção de sua marca. São formas eficazes para obter resultados sólidos.

Mas fique atento: busque plataformas ou empresas que possam te orientar nesse uso de ferramentas e tecnologias, pois, quando usadas em excesso ou de forma equivocada, podem provocar o efeito contrário: repelir ao invés de aproximar. 

Daniela Schütz

Comunicação | Marketing | Franquias

3 a

Ótimas dicas 🙌🏻👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata D'Aquino Faria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos